Animais

Gatos de quatro orelhas existem mesmo?



“Vi uma foto de um gato de 4 orelhas e fiquei na dúvida se seria uma montagem. Isso é realmente possível?” Angel Fire

Angel, sim é verdade. No entanto é uma condição considerada genética bastante rara e com não mais que 20 casos relatados na medicina veterinária. Obviamente, há outros casos que ocorrem pelo mundo e nunca foram relatados. Os especialistas dizem que o conjunto extra de orelhas nos gatos é causado por uma condição genética recessiva ocorrendo somente quando os filhotes herdam um gene para esta característica de ambos os pais. Mas esta manifestação recessiva ainda é contestada por alguns pesquisadores.


As orelhas extras podem vir como abas sem função auditiva, conhecidas como pinas que podem ser removidas através de cirurgia. Uma outra forma de manifestação desta condição é a orelha ser bilobada causando um efeito de orelha extra, estas não podem ser removidas pois participam da audição do animal. Ou também abas localizadas logo atrás das orelhas, mas que apresentam uma audição rudimentar e não podem ser removidas cirurgicamente. As orelhas extras também podem surgir na frente das orelhas funcionais.

Um gato de quatro orelhas estudado em 1957 apresentava as orelhas adicionais com canais auriculares e órgãos de audição. No entanto, este animal tinha olhos muito menores que o normal e a mandíbula também era reduzida. Além disso, o cérebro parecia ter sido afetado por uma má formação e o felino apresentava-se sempre inativo, como se tivesse retardo mental. No gatos, normalmente, quando há má formações, são naturalmente mortos ainda no útero. Mas os gatos de quatro orelhas relatados até hoje, com exceção deste gato de 1957, não apresentam qualquer alteração mental e são animais ativos e normais.

O caso mais famoso de gato com orelhas extras, é o Yoda que em 2006 foi adotado em Chicago por um casal que ficou comovido por ser o único de uma grande ninhada com quatro orelhas.

14aug23-4-eared-cat

Yoda!

70832519-yoda-the

Yoda!

0811lilly

Lilly, com orelhas bilobadas!

exotic-animals-cat-3

Este tem orelhas extras na frente!

 

Fonte: Love To Knows Cat

 

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.