Curiosidades

Cientistas criam dispositivo capaz de dar poderes de Wolverine aos humanos





O Wolverine da série X-men, tem como sua principal característica, a regeneração instantânea. Caso ele sofra algum ferimento por mais grave que seja, logo seu organismo se encarrega de curá-lo imediatamente. Isso ocorre no mundo da ficção científica e mesmo sabendo que não é real, desperta curiosidade a essa habilidade. Como já falamos AQUI, cientistas descobriram recentemente como reativar o gene que funciona somente na fase embrionária da vida e o chamaram de “gene Wolverine” que, segundo eles, é capaz de aumentar a capacidade de regeneração. Mas agora, outro grupo de cientistas americanos desenvolveram um dispositivo capaz de tornar a habilidade de regeneração real.

O projeto chamado de electrx, consiste em um dispositivo minúsculo que será implantado no corpo do paciente com auxílio de uma agulha, utilizará impulsos nervosos afim de monitorar e corrigir possíveis danos sofridos por órgãos vitais.


A ideia por trás desse projeto, está baseado no sistema de monitoramento natural humano que chamamos de “neuromodulação”. Este monitoramento localiza-se no nosso sistema nervoso periférico e é o responsável pelo controle dos sistemas do corpo e administra como o organismo responde à doença. Mas há situações no qual a doença compromete o desempenho da neuromodulação causando enfraquecimento do nosso organismo. Isso faz com que o processo natural de monitoramento não responda como deve.

O projeto do electrx foi criando com a finalidade de suprir esse déficit. Caso ele detecte danos em órgãos vitais, feridos ou não, responderá estimulando as células nervosas responsáveis pelo bom funcionamento do órgão afetado, mais ou menos como acontece como Wolverine.

Caso esta tecnologia inovadora chegue ao mercado, mudará a forma como os médicos diagnosticam, monitoram, tratam lesões e doenças. Essa é uma ótima notícia para quem sofre de doenças como epilepsia, artrite reumatoide, doença inflamatória do intestino, lesão traumática do cérebro, e mesmo a depressão, por exemplo.

1411132516275_wps_19_Film_X_Men_Origins_Wolver

Wolverine tem poderes mutantes capazes de promover sua cura instantânea. O implante criado pelos cientistas funcionaria de forma semelhante ativando a cura natural do corpo. Foto: Reprodução/ dailymail

 

Fonte: dailymail

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex

Novidades

Topo