Animais

Vídeo do camaleão que muda de cor de acordo com as cores dos óculos? Mentira!



“Achei esse vídeo na internet, um camaleão mudando rapidamente de cor ao encostar em objetos, sei que camaleões mudam de cor para se camuflar de predadores e etc. Mas a rapidez com que ele muda de cor, a forma como a cor muda e os tons de cores que esse camaleão fica, me faz pensar que esse vídeo é fake, teria como explicar essa situação?” (Luani Reinheimer)

” O vídeo do camaleão mudando de cor de acordo com as cores dos óculos é verdade? É assim mesmo?” (Adney Arruda)


 Luani e Adney, seria sensacional se os camaleões realmente pudesse mudar de cor desta forma. Mas o vídeo não mostra a realidade, ou seja, é uma montagem (um fake). Para mudar de cor, o organismo do camaleão ativa células especializadas chamadas cromatóforos, onde cada uma, tem um pigmento diferente. Ou seja, um camaleão apresenta cromatóforos com pigmentos de diversas cores.

Na verdade, o camelão não pode controlar isso. É um artifício involuntário. O cérebro do réptil recebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele (os cromatóforos), fazendo com que elas adquiram a cor do ambiente rapidamente, mas não tão rápido quanto no vídeo e nem daquela forma como se a cor subisse pela perna do animal.

O vídeo é parte de uma campanha publicitária criada pela Agência Cutwater para a cliente Ray-Ban. A música de fundo chama-se “Eat My Bear“.

Então pessoal, o vídeo é MENTIRA!

 

camaleao

O vídeo é parte de uma campanha publicitária criada pela Agência Cutwater para a cliente Ray-Ban. A música de fundo chama-se “Eat My Bear”. Foto: Reprodução/ youtube

 

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.