Pode acreditar: Esta aranha é real

Medindo não mais que 3 cm, as caranguejeiras do gênero Cyclocosmia talvez sejam as aranhas mais incríveis e estranhas já conhecidas. Elas não só possuem o abdome que parece ter sido cortado ao meio, como também têm a traseira “tatuada” que serve como um tampão de camuflagem.

Quando se sentem ameaçadas as caranguejeiras Ravine, como são conhecidas, cavam uma pequena toca no solo onde entra de cabeça deixando apenas a “bundinha” achatada, endurecida e bastante resistente selando a abertura. Este fenômeno é conhecido como fragmose que consiste na obturação do ninho com uma parte do próprio corpo. Este comportamento mantém os potenciais predadores confusos.

Por causa desta morfologia abdominal e do comportamento de fragmose, essas aranhas são muito difíceis de serem vistas e existem poucos pesquisadores se especializando neste grupo no mundo. Os padrões das tatuagens no disco abdominal são diferentes em cada espécie do gênero e por isso suas formas e desenhos são utilizados na identificação específica. As Cyclocosmias pertencem à família Ctenizidae e são encontradas geralmente na América do Norte.

153337896_1
Medindo não mais que 3 cm, as caranguejeiras do gênero Cyclocosmia talvez sejam as aranhas mais incríveis e estranhas já conhecidas.
torreyasmall
Elas não só possuem o abdome que parece ter sido cortado ao meio, como também têm a traseira “tatuada” que serve como um tampão de camuflagem.
Ravine-trapdoor-spider-ass
Quando se sentem ameaçadas as caranguejeiras Ravine, como são conhecidas, cavam uma pequena toca no solo onde entra de cabeça deixando apenas a “bundinha” achatada, endurecida e bastante resistente selando a abertura.
BsHRg---Cópia
É assim que ela fica quando está se escondendo. Só a “bundinha” de fora!
4665974834_7eb968091e_z
Os padrões das tatuagens no disco abdominal são diferentes em cada espécie do gênero e por isso suas formas e desenhos são utilizados na identificação específica.

Fonte: Spiderz Rule