É verdade que as galinhas podem botar ovo sem casca?

“É verdade que as galinhas podem botar ovo sem casca?’’ (Márcio Julliani)

A galinha e o galo são as aves fêmea e macho respectivamente da espécie  Gallus gallus domesticus. Os juvenis, são chamados de frangos e os recém-nascidos são os pintinhos. Assim como as demais aves, a galinha produz os ovos que são uma importante fonte alimentar para os seres humanos. A casca do ovo das aves é constituída por carbonato de cálcio, o que a torna rígida servindo como proteção, e até chegar à etapa final o ovo da galinha passa por diferentes processos.

O ovo é formado no ovário da galinha, os óvulos amadurecem e incorporam nutrientes, em seguida, é formada a membrana que protege a gema e dará origem a clara (calaza). Após esse processo é formada a clara contendo proteínas, sódio, cálcio e magnésio. Com a formação da clara, será originada a película que envolve o ovo internamente e dentro do útero será formada uma massa viscosa que será solidificada após ser impregnada por cristais de carbonato de cálcio, a casca.

0,,69831957,00
Algumas galinhas podem sim produzir ovos sem a casca ou com a casca mole, e estes, são protegidos por uma membrana maleável ao invés da casca dura que conhecemos. Foto: Reprodução/globorural

Algumas galinhas podem sim produzir ovos sem a casca ou com a casca mole, e estes, são protegidos por uma membrana maleável ao invés da casca dura que conhecemos. Esse fator pode ocorrer por falta de cálcio no organismo, o que acarretará consequentemente algum problema na última fase citada anteriormente, da formação da casca com carbonato de cálcio, ou ainda pode ocorrer em aves jovens, onde os órgãos reprodutores não estão completamente formados.

O ovo tem apenas 6% de chances de crescer sem a casca, sendo por isso um fenômeno não muito comum. Para evitar esse tipo de problema, deve-se evitar a postura de galinhas ainda jovens e em sua alimentação não deve faltar o cálcio. Os ovos sem casca ou com a casca mole podem ser consumidos como alimento.

0,,69831958,00
O ovo tem apenas 6% de chances de crescer sem a casca, sendo por isso um fenômeno não muito comum. Para evitar esse tipo de problema, deve-se evitar a postura de galinhas ainda jovens e em sua alimentação não deve faltar o cálcio. Foto: Reprodução/globorural
Faça um ovo sem casca em casa:

O Carbonato de Cálcio (CaCo3) que compõe a casca do ovo é facilmente dissolvido por Ácido Acético (CH3COOH). Assim, se você pegar um ovo normal (com casca dura) e deixá-lo mergulhado em um copo de vinagre de forma que o ovo seja coberto pelo vinagre. No início muitas bolhas irão se formar em volta do ovo. As bolhas que se formam durante a reação é do gás carbônico (CO2). Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo mantém sua forma, porque contém uma película em volta da clara. Depois de 48 horas, você terá ao final da experiência um ovo sem casca com este da foto!

ovo_sem_casca
O Carbonato de Cálcio (CaCo3) que compõe a casca do ovo é facilmente dissolvido por Ácido Acético (CH3COOH). Foto: Reprodução/ndig

Fontes: vocesabiamundoestranhorevistagloborural

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro