Como os produtores conseguem produzir as frutas fora de época?

7331

“Antes não tinha morango para vender o ano todo. Agora todo dia tem morango para vender. Como os produtores conseguem produzir as frutas fora de época?” (Brigitte Couto)

As plantas possuem um ciclo de vida, Brigitte. Elas nascem, crescem, reproduzem e morrem. Assim como em nós, esse ciclo é regulado por estágios de desenvolvimento. Uma planta só dará frutos se estiver pronta para isso. Só que a gente não quer esperar para comer manga, morango, goiaba… Então estudaram o desenvolvimento das plantas e descobriram como “enganá-las”. Para ter frutas fora de época, os agricultores criam uma “pegadinha” e as plantas geralmente caem nela. Através da poda, da irrigação, da química e da genética, os agricultores conseguem adiantar ou atrasar a época de produção das frutas.

Por exemplo, se a planta costuma frutificar na época da chuva, eles criam chuva através de irrigação.  E assim temos limão Taiti na época seca.  A planta precisa produzir ramos para frutificar, então eles podam e adiam a produção. Através de poda e irrigação eles controlam a produção do figo. Já a manga é controlada através de substâncias químicas que imitam seus hormônios, então o produtor aplica essas substâncias e faz a planta “pensar” que já é hora de dar frutos.

Os pesquisadores também criam variedades de frutas que produzem mais e em climas um pouco diferentes daquele que a planta precisa. Assim existem variedades de uma planta que produz frutos em clima mais frio e outras em clima mais quente. Com isso, a colheita pode acontecer várias vezes ao ano.

morango-1383585076601_956x500
Através do estudo sobre o desenvolvimento e fisiologia das plantas, os pesquisadores descobriram como “enganá-las”. Foto: Reprodução/jornalarauto

No caso do morango, planta de clima frio ou ameno, a produção fora de época é feita apostando-se em variedades que produzem bem na estação mais quente. O sistema de plantio também influencia na produção fora de época, sendo o Sistema Fora de Solo (no qual os morangueiros são cultivados em cima de bancadas) uma forma encontrada para controlar muitas características da planta e conseguir uma melhor produção em meses que não se costumam ter morangos no mercado. Mas esse sistema ainda está em fase de avaliação.

Mas, mesmo com tanta engenhosidade para controlar a época de produção das frutas, ainda estamos sujeitos às variações climáticas. A geada, o excesso e a falta de chuvas afetam a produção. O homem pode tentar, mas ainda não conseguiu dominar a natureza por completo.

Figo-Lampo-da-variedade-Lampa-Preta-Ficus-carica
A planta precisa produzir ramos para frutificar, então eles podam e adiam a produção. Através de poda e irrigação eles controlam a produção do figo. Foto: Reprodução/fotosantesedepois

 

Fontes: superrevistagalileu, embrapa