Veja como os daltônicos enxergam e descubra se você é um deles

“Meu namorado é daltônico, já confirmado por um teste feito pelo médico. Queria saber como ele vê as cores.” Luciana Albuquerque

O Daltonismo Luciana, também conhecido como discromatopsia ou cegueira de cores, não chega ser uma doença, mas sim uma perturbação da percepção visual em que a pessoa tem a incapacidade de diferenciar cores, principalmente verde, vermelho e azul e também todas as cores derivadas deles.

É uma anomalia genética recessiva do cromossomo X, por causa disso ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, Já que as mulheres possuem dois. O Daltonismo é causado pela ausência ou pouca quantidade de alguns tipos de cones (células capazes de reconhecer as cores) ou por uma perda de função parcial ou total destes. Não tem cura ou tratamento, mas o uso de lentes específicas podem amenizar o problema.

daltonismoTIPOS
Como os tipos de daltônicos veem cubos mágicos. Foto: montagemdiariodebiologia

Tipos:

Protanopia

É quando há diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. No lugar dele, o daltônico pode enxergar tons de marrom, verde ou cinza. Varia de acordo com a quantidade de pigmentos que o objeto possui. O verde tende a parecer semelhante ao vermelho. É como se a visão do vermelho e suas misturas fossem enxergadas como sépia.

Deuteranopia

Um daltônico com deuteranopia não vê a cor verde! Mas o resultado final é semelhante ao da protanopia, ou seja, os tons vistos são puxados para o marrom. Assim, quando ele observa uma árvore, enxerga tudo em apenas uma cor, com uma pequena diferença de tonalidade entre tronco e folhas.

Tritanopia

A espécie mais rara de daltonismo interfere na visão das cores azul e amarelo. Não se perde a visão total do azul, mas as tonalidades enxergadas são diferentes. O amarelo vira um rosa-claro. Daltônicos deste tipo não conseguem ver a cor laranja.

testedo5
Faça seu teste! Foto: Reprodução/opticristal/montagemdiariodebiologia

Teste de Ishihara

Consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuirem visão normal.

Fonte: Mundo Estranho e Etre