Usar escova de dente dos outros pode transmitir doenças?

4378

 “Usar escova de dente dos outros pode transmitir doenças? Quais doenças?” (Carla Nissi)

Que nossa boca é cheia de bactérias nós já sabemos, não é Carla? Então é claro que essas bactérias podem morar na escova de dentes.

Nossa boca abriga cerca de 500 espécies de bactérias e um único mL de saliva contém 100 milhões delas! A boca ganha em número de espécies até do intestino por ser mais complexa, principalmente devido à presença dos dentes. Além das bactérias, alguns fungos e vírus também são moradores da microbiota bucal. Esses habitantes não causam doenças em situações normais e sem eles teríamos problemas com bactérias patogênicas (causadoras de doenças). Porém, qualquer desequilíbrio na microbiota bucal pode levar ao crescimento indesejado de algum desses moradores, e aí sim começar uma doença.

As principais doenças que aparecem quando o equilíbrio da microbiota bucal se rompe são: placa dental, amigdalite, cárie, sapinho (candidíase bucal) e halitose. Quando beijamos alguém na boca, somos invadidos pelas bactérias, fungos e vírus presentes na boca da pessoa e assim podemos apresentar algumas dessas doenças por causa de um único beijo. O mesmo acontece ao usar a escova de dentes de outra pessoa, principalmente se você não beija essa pessoa na boca.

16_17_03_382_file
As principais doenças que aparecem quando o equilíbrio da microbiota bucal se rompe são: placa dental, amigdalite, cárie, sapinho (candidíase bucal) e halitose. Foto: Reprodução/rafaelviek

Em casais a microbiota bucal é bastante similar devido aos beijos frequentes e mesmos hábitos alimentares, portanto o risco de ter alguma doença é menor, mas não deixa de existir. Mesmo entre casais não é aconselhável o compartilhamento de objetos de higiene pessoal, que como o nome já diz, é pessoal! Além de desnecessário, o compartilhamento desses objetos com qualquer pessoa pode transmitir microrganismos que não estão presentes em nosso organismo e causar doenças.

bacterias-boca
Nossa boca abriga cerca de 500 espécies de bactérias e um único mL de saliva contém 100 milhões delas! Foto: Reprodução/equilibriumodontologia
Fonte: revistasobrape e ebah