Animais

Sensacional: Adesivo consegue tornar o humano invisível aos mosquitos

Os mosquitos ou pernilongos são encontrados em ampla diversidade de habitat, possuindo hábitos alimentares variados, podendo incluir néctar, seiva e o sangue. São insetos que incomodam bastante. Além de incomodar com suas picadas irritantes, também podem ser agentes transmissores de doenças como a dengue e a malária.

Atualmente, o método mais eficaz no combate aos mosquitos são os inseticidas que causam malefícios ao ser humano e ao meio ambiente. Contudo,  com esse novo método o uso de inseticidas poderá vir a se extinguir.


Os seres humanos atraem os mosquitos através da liberação de dióxido de carbono no ambiente. Com essa informação, pesquisadores da Universidade Riverside, Califórnia, por meio de pesquisas, conseguiram fazer com que o dióxido de carbono não fosse percebido pelos pernilongos, o que nos tornou ‘’invisíveis’’ para eles através de um adesivo utilizado em roupas.

A substância responsável por bloquear os receptores de CO2 foi o diacetil (C4H6O2), subproduto da fermentação de algumas bebidas como a cerveja e o vinho. Também usado como aromatizante químico artificial em certos alimentos e está presente nos sabores para artificial de manteiga , é um ingrediente comum em margarinas , gorduras e alguns óleos de cozinha e aerosol. O diacetil age bloqueando a capacidade dos mosquitos para detectar dióxido de carbono – o principal método de rastreamento de refeições de sangue humano.

anoph

Um mosquito da espécie Anopheles atroparvus, comum do mediterrâneo, sugando o sangue de uma pessoa. Foto: Reprodução/elbaixllobregat

O adesivo à base de diacetil foi intitulado de kite patch,  tem eficácia de 48 horas e não é tóxico.  Ele é projetado para ser durável e fácil de usar para uma variedade de climas e condições em todo o mundo e nem precisa ser aplciado na pele, pode ser aplicado na roupa.  Será distribuído inicialmente na África onde há um grande índice de enfermidades causadas por mosquitos, como é o cas0 da malária.

Será que em breve o adesivo também estará disponível no Brasil, ajudando a combater a dengue dentre outras enfermidades?

Kite_Stack2

O adesivo à base de diacetil foi intitulado de kite patch, tem eficácia de 48 horas e não é tóxico. Foto: Reprodução/kitepatch

Veja no vídeo abaixo, bem de perto, como o mosquito pica e suga o sangue de uma pessoa!

 

Fontes: Kitepath Brasil escola e Super interessante

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo