Por que quando sofremos uma pancada fica uma mancha roxa na pele?

25354
Mancha roxa: Por que uma pancada deixa hematoma na pele, principalmente na coxa

“Queria saber porque quando batemos em algum lugar fica uma mancha roxa, tipo um hematoma na pele, principalmente na coxa e no braço.” (Lara Vasconcelos)

Por esta, todo mundo já passou. E, se ainda não passou, certamente vai. Certo, Lara? Quando batemos uma parte do corpo logo percebemos que a pancada deixou uma lembrança dolorida e feia (um hematoma, também conhecido como roxo).

O roxo que vemos é causado pelo impacto da batida. Nesses casos, acontece o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, veias ou artérias. A ação das hemácias são o que deixa o hematoma com a coloração roxa. Como não existe nenhuma ferida aparente (pois a pele não foi cortada), o sangue vaza internamente e se concentra na região machucada. Assim, ganha tonalidade diferente, em geral, roxa. Também é comum que a área inche. Quanto mais clara a pele e mais frouxo o tecido, maior é o hematoma.

O tamanho e a duração da mancha escura dependerão da parte do corpo atingida, da intensidade da batida e da quantidade de sangue acumulada.

Os principais sintomas são dor, inflamação e descoloração da pele. O hematoma começa com uma vermelhidão que pode ser muito sensível ao toque e, muitas vezes, é difícil usar o músculo afetado.  Para amenizar esse mal, coloque gelo logo após a batida, pois isso vai causar uma vasoconstrição na pele (diminuição do vaso), devido à ação do frio.

Conforme o organismo os cicatriza, o hematoma muda para um tom azulado, em seguida, amarelo-esverdeado até regredir à cor da pele normal. Isso porque o sangue é composto por várias substâncias que, conforme são reabsorvidas pelos vasos sanguíneos, mudam de coloração.

Sempre que o machucado for acima do pescoço é indicado procurar o médico. Por ser área muito sensível, é necessário avaliar se a lesão foi realmente superficial ou mais séria. Já nos braços e pernas tem de ficar de olho se a dor continua por vários dias. Nesse caso, é preciso checar se houve alguma fratura, além do hematoma.

Receitinhas caseiras, como aquela em que os adultos costumam apertar uma faca sobre o calombo (galo) na cabeça, não são recomendas. Uma observação importante: mesmo sem ter se machucado é possível que apareçam manchas roxas pelo corpo. Neste caso, é preciso procurar o médico para verificar se está relacionada a alguma alteração do sangue ou doença. Mas para isso, é importante ter certeza de que não se feriu ou caiu recentemente.

Mancha roxa: Por que uma pancada deixa hematoma na pele, principalmente na coxa
As fases do hematoma. Foto: Reprodução/acciontotal
Fonte: dgabc, clinipam e fujadoroxo Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex