Por que quando estamos começando a pegar no sono, temos a sensação de estarmos caindo?

5973
Sensação de cair durante o sono o que pode ser

Dormir é fundamental para nossas vidas, tanto que passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília, onde há um repouso caracterizado, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. O que pode ser aquela sensação de estar caindo quando estamos adormecendo?

O sono é importante para a recuperação da saúde em situação de doença,enquanto a privação deste pode afetar a regeneração celular assim como a total recuperação da função imunitária. Durante  o sono, nossa atividade cerebral se mantém da mesma de quando estamos acordados. No entanto, o cérebro tem uma atividade diferenciada. Durante as diferentes fases do sono, enquanto o corpo está completamente relaxado, nosso cérebro está realizando importantes funções para a nossa memória.

Muitas pessoas, senão todos nós, já passamos pela sensação de estar caindo quando começamos  a pegar no sono. A experiência, conhecida como espasmo hípnico, revela o conflito que se passa em nosso cérebro quando “desligamos” para dormir. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Há também, a Mioclonia que são contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um grupo de músculos. Assim, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”. Este fenômeno é natural e ocorre em pelo menos 70% das pessoas, abrangendo ambos os sexos e em todas as idades, inclusive os bebês.




O neurocientista Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, do Reino Unido, explica que durante o sono, nossos corpos estão paralisados e ficamos indiferentes aos eventos no exterior. Mas, o controle muscular não é desligado tão facilmente assim. O neurocientista diz que há uma área do cérebro, conhecida como sistema de ativação reticular, controla funções básicas do corpo. Outra, o núcleo ventrolateral preóptico, localizado perto do nervo ótico, decide se estamos ou não cansados. Quando começamos a cair no sono, o sistema reticular abre mão do controle, que é assumido pelo núcleo ventrolateral preóptico.

Por que temos sonhos eróticos? Veja a explicação de um psicanalista

A verdade é que poucas pesquisas foram feitas sobre o assunto, há também uma teoria de que o espasmo é resultado do relaxamento muscular. O corpo passa por mudanças na temperatura e respiração quando dormimos. Então, conforme uma pessoa está se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar essas mudanças como um sinal de queda.

amenteemaravilhosa / metodosupera / Ceila Cintra