Curiosidades

Por que não existem cabelos verdes ou azuis naturais?

Por que não existem cabelos verdes ou azuis naturais?
Esse texto foi útil para você?
Texto de Thailine Costa – Bióloga

“Por que não existem cabelos verdes e azuis naturais?” (Juliana Dutra)

Juliana, os cabelos em diversas culturas podem representar status econômico, posicionamentos políticos, podem atender expectativas religiosas e definir o comportamento social. De fato, o aspecto do cabelo define a personalidade e marca a individualidade do ser humano. Embora não apresente importância para a sobrevivência da pessoa, os cabelos possuem um valor pessoal sendo que para alguns, perdê-los consiste em uma deformidade irreparável, pois são associados constantemente a juventude.


Mas então, por que não existem cabelos coloridos? A resposta é bem simples:  Porque as células do nosso corpo não são capazes de produzir substâncias ou pigmentos coloridos do tipo azul ou verde e de acordo com os especialistas, não existe uma razão evolutiva ou mesmo genética para que as cores dos nossos cabelos sejam pretos, castanhos, ruivos e loiros.

O que sabemos é que o composto responsável pela pigmentação em nosso corpo (pele, cabelo, olhos) é chamado de melanina (esta é produzida por células de nome melanócitos), essa substância pode ser divida em duas: a eumelanina e a feomelanina. A cor do nosso cabelo é definida pela quantidade desses compostos presentes no córtex dos fios, ou seja, quanto mais a eumelanina estiver concentrada mais escura é a cor do cabelo e quanto mais feomelanina o cabelo tiver será mais claro. O que define a taxa de cada um desses compostos no organismo é o código genético de cada pessoa.

wpid-Cabelos-Verdes-2

As células do nosso corpo não são capazes de produzir substâncias ou pigmentos coloridos do tipo azul ou verde. Foto: Reprodução/diarioshaws

Já os cabelos brancos (albinos) ou grisalhos (acinzentados) podem ser causados por diversos motivos. Os fios albinos sucedem da “doença” chamada de albinismo enquanto os cabelos grisalhos são decorrentes do processo de envelhecimento e da queda de melanina no organismo, mas também pode ser causado pela deficiência hormonal e nutricional.

blue-hair-dontloseurhead-blogspot-com-20316012124cb5b226858a15-14907625

A cor do nosso cabelo é definida pela quantidade de melanina presente no córtex dos fios, ou seja, quanto mais a eumelanina estiver concentrada mais escura é a cor. Foto: Reprodução/glogster

Fontes: super e tricologia


Novidades

Topo