Por que ficamos com água na boca quando vimos uma comida gostosa?

“Por que ficamos com água na boca? ” (Jéssyca Paulino)

Sentimos a boca encher de água toda vez que vemos ou sentimos o cheiro de algum alimento que gostamos muito. Algumas vezes é necessário só pensar no alimento ou ouvir alguém falar sobre, para que a boca se encha de saliva. Isso acontece devido ao nosso sistema nervoso autônomo.

Sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e a salivação.

Toda vez que você vê ou sente o cheiro de seu prato predileto, o sistema autônomo interage com o sistema digestivo, indicando que você vai se alimentar naquele momento. É aí que o sistema digestivo irá produzir e secretar a saliva através das glândulas salivares presentes na boca. Isso acontece porque a saliva atua na primeira etapa da digestão dos alimentos, sendo responsável pelo umedecimento que facilita a mastigação, deglutição e digestão. Sendo assim quando o sistema autônomo acha que você vai se alimentar, ele já prepara o corpo para receber o alimento.

Uma pessoa sem problemas de salivação produz de um litro a um litro e meio de saliva diariamente. Ela é formada por aproximadamente 95% de água e 5% de sais, enzimas. Além da digestão a saliva também atua como antibiótico, fungicida e até mesmo viricida, devido a presença de anticorpos na sua composição.

Algumas pessoas podem apresentar hipossalivação, que é uma diminuição da produção de saliva. Uma real diminuição na produção salivar, decorre de inúmeros fatores como o estresse excessivo e prolongado, doenças como a Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, dentre outras doenças. Essas pessoas têm mais problemas com cáries, devido à falta dessa proteção natural dada pela saliva. Quando a pessoa se sentir desconfortável com a boca constantemente seca é recomendável que ela procure um médico para que seja averiguado.

Como vimos a saliva e a salivação são muito importantes para o corpo humano. Só é uma pena que nem sempre que ouvimos falar de um alimento e salivamos ele esta a disposição para comermos.

Fonte: terra e bocaseca