Por que algumas pessoas tem alergia a ovo?

6958

“Por que algumas pessoas tem alergia a ovo? O que o ovo tem ou o que a pessoa tem que comer ovo cause essa alergia? Existe vacina?” (Gabriel Patrício)

Ótima pergunta Gabriel, pois, dentre os alimentos que podem causar uma reação alérgica, o ovo é o maior “vilão”, principalmente em crianças, já nos primeiros anos de vida. Contudo, os estudos revelam que a maioria das crianças supera tal alergia ao ovo, antes mesmo da adolescência. Mas, em alguns casos, a reação pode prevalecer até a fase adulta.

Normalmente, os sintomas da alergia ao ovo surgem após algumas horas a partir da ingestão. Os mais comuns são erupções na pele, coceiras (urticárias), inflamação nasal e vômitos. Além destes sinais e sintomas, a alergia ao ovo pode causar o choque anafilático provocando risco de morte.

De um modo geral, todas as alergias alimentares são causadas por uma reação do sistema imunológico, ou seja, o nosso sistema natural de defesa do organismo. Basicamente, o funcionamento do sistema imunológico está relacionado ao reconhecimento de substâncias de corpos estranhos provenientes de microrganismo invasores, por parte das células do sistema imune, especificamente a IgE (anticorpo Imunoglobulina E). Neste sentindo, quando um indivíduo ingere o ovo, células do sistema imunológico erroneamente reconhecem as proteínas do ovo como um “invasor”. Posteriormente, tais células sinalizam o sistema imune para a liberação de uma substância denominada de histamina e outras substâncias químicas que, consequentemente geram os sinais e sintomas alérgicos.

Outro detalhe muito importante é que, tanto a gema como a clara do ovo contém proteínas passíveis de causar alergia. Mas, os estudos revelam que a alergia a clara do ovo é a mais comum. Curiosamente, mães que amamentam e ingerem ovo, também podem provocar esta alergia na criança, pois, as proteínas do ovo também podem se concentrar no leite materno.

cam-eating-egg
 Foto: Reprodução/kontt3rafde

Apesar de registro de uma vacina testada em ratos, segundo as pesquisas, não há medicamento ou um tratamento de cura para a alergia ao ovo, ou ainda, para impedir a reação. A melhor forma de prevenir esta alergia ao ovo é evitar a sua ingestão incluindo os subprodutos do ovo. O que é usualmente utilizado para amenizar a alergia é a utilização de medicamentos anti-histamínicos que reduzem os sinais e sintomas após a reação. No entanto, estes medicamentos não previnem uma futura alergia.

E, falando em subprodutos do ovo, as vacinas contra a gripe são usualmente cultivadas em ovos. Desta forma, é importante lembrar que as pessoas alérgicas ao ovo não podem receber a vacina Influenza (vacina da gripe) cujo cultivo foi em ovo.

hope-allergies-and-autism-1533x1530
 Foto: Reprodução/intolerances
Fontes: BOHNEN, C. et al. Vaccination with recombinant modified vaccinia virus Ankara prevents the onset of intestinal allergy in mice. Allergy.. TAN, John W.; JOSHI, Preeti. Egg allergy: An update. Journal of paediatrics and child health. mayoclinic e who.    Este texto é de Autoria da Bióloga Ceila Cintra