Pesquisa mostra que fumantes vivem 11 minutos menos a cada cigarro fumado

Que o  cigarro contém mais de 600 aditivos químicos e  mais de 4.000 substâncias prejudiciais à saúde. Sendo deste total, 43 substâncias comprovadamente cancerígenas. Todo mundo sabe ou pelo menos deveria saber.

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Os fabricantes obtém lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

O motivo por trás das mortes?  Doenças como câncer de pulmão, problemas cardíacos, câncer de mama, complicações da diabetes, câncer de cólon. Essas são algumas das complicações que o cigarro pode lhe oferecer, dentre outras.

Afim de verificar em números o quanto o cigarro diminui a expectativa de vida dos usuários (viciados), um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra resolveu calcular essa média, e chegaram a seguinte conclusão: cada vez que um homem fuma um cigarro está encurtando sua vida em 11 minutos. Ou seja, consumir um pacote de 20 unidades equivale a viver três horas e 40 minutos menos.

Fumando-cigarro-cor
Estudo afirma que um bilhão de pessoas devem morrer por uso e exposição ao fumo até o final deste século. Foto: Reprodução/atribunamt

Essa pesquisa foi realizada entre pessoas do sexo masculino (34.000), sendo os mesmos observados por 4 décadas. O estudo contou com um quadro comparativo, dentro dos resultados, verificou-se que a porcentagem de mortes de aqueles que fumavam era 3 vezes maior em homens entre 45 e 64 anos e o dobro para os que tinham entre 65 e 84 anos, em comparação com os não fumantes. Através de alguns cálculos matemáticos, os cientista estabeleceram que cada cigarro ‘rouba’ 11 minutos de vida de uma pessoa.

Sabendo disso, você ainda pretende fumar?

cigarro2
Como o cigarro afeta o corpo. Infográfico mostrando as principais doenças e condições causadas pelo hábito de fumar. Foto: Reprodução/saúde

 

Quantas vezes você escova os dentes por dia?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Fonte: portaldomedico e areaseg

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex