Os bebês podem chorar ou rir na barriga da mãe?

Texto de Fernando Rosa

“Por que os bebês não choram na barriga da mãe?” (Carlos Matheus)

Pesquisadores da universidade de Universidade de Durham, no Reino Unido, usaram imagens de ultrassons dos rostos dos fetos, para verificar se havia e como era a movimentação facial antes do nascimento.

A pesquisa constatou que os primeiros movimentos faciais do feto, são separar os lábios, franzir o nariz e mover as sobrancelha e que estes movimentos são progressivos conforme a quantidade de semanas de seu desenvolvimento, sendo que próximo da 35º semana, o feto pode chegar a executar até 19 tipos de movimentos faciais.

Durante as pesquisa observou-se que havia dois conjuntos de movimentos, os quais se assemelhavam muitos com nossas expressões de choro e riso, sendo que ao usar o efeito do ultrassom 4D, estas sensações tornavam-se ainda mais evidentes.

1353560959_59df
Usando técnicas do ultrassom 4D, as sensações e caretas se tornam ainda mais evidentes. Foto: Reprodução/eugenio

A pesquisadora chefe do estudo, Professora Nadja Reissland, afirma que mesmo apresentando estas evidências, de imagens dos rostos que caracterizam choro, riso e outras emoções, não podemos afirmar que eles realmente experimentam essas sensações antes do nascimento, pois eles ainda não possuem cognição necessária para se ter emoções.

resize-500x345_hd-live-(1)
E quem disse que os bebês não riem dentro da barriga? Foto: Reprodução/revistasbc
g_ultrassom_novo
Este bebê não me parece satisfeito em ser observado dentro do útero. Foto: Reprodução/clinicazanello

Fonte: livescience