Animais

De uma vez por todas: Mosquito pode transmitir HIV?

“Tenho uma dúvida sobre mosquitos que se alimentam de sangue. Se ele picar uma pessoa com HIV e não satisfeito, picar outra pessoa, ela poderá transmitir a doença?” (Rafael Morais)

É, na lógica, se a AIDS é transmitida pelo sangue, e o mosquito pica uma pessoa infectada, e repassa para outro indivíduo, possivelmente ocorreria a transmissão da doença. Mas que bom que não é assim. O mosquito, mesmo sugando sangue de um portador de HIV, precisa permanecer com o vírus vivo dentro de si, até a transferência de alvo. Mas o mosquito, felizmente, é “incompatível” ao vírus, fazendo com que o organismo trate este como parte do alimento e, no período entre as picadas, é destruído pelo estômago do inseto.


Mesmo assim, se houvesse a possibilidade de sobreviver, o vírus da AIDS se mantém no sangue numa mínima concentração, logo, na quantidade de sangue que um mosquito suga, e pela inviabilidade do vírus num sangue não-fresco (período de digestão), seriam nulas as chances para contaminação. Não haveria partículas virais suficientes para tal. Estudos comprovam que seriam necessárias milhões de picadas de mosquitos contendo sangue contaminado para infectar alguém dessa maneira.

o-MOSQUITO-facebook

Mosquitos são “incompatíveis” ao vírus, fazendo com que o organismo trate este como parte do alimento e, no período entre as picadas, é destruído pelo estômago do inseto. Foto: Reprodução/huffingtonpost

E mais ainda: O mosquito possui um aparelho bucal complexo (probóscide), onde há duas vias: Uma passagem para regurgitar a saliva e outra para sugar o sangue. Ao contrário da febre amarela e da malária, que podem ser transmitidas pela saliva, o HIV não sobrevive no mosquito tempo suficiente para chegar às glândulas salivares dos mesmos.

Assim, com base em estudos científicos e de probabilidade, conclui-se que, a transmissão do HIV por insetos hematófagos é praticamente inexistente.

Precisamos deixar bem claro aqui, que pessoas portadoras de HIV, com ou sem sintomas da doença, não precisam ficar isoladas. O HIV só será transmitido se houver contato direto com o sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno infectados.

mosquito

Estudos científicos e de probabilidade, concluem que a transmissão do HIV por insetos hematófagos é praticamente inexistente. Foto: Reprodução/todayifoundout

Fonte: reajvcharj e howstuffworks

 

 


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo