Leite em pó é realmente feito de leite?

“Leite em pó é  realmente feito de leite?  E ele mantém todas as vitaminas?” (Geony Barcelos)

Geony, o leite é constituído basicamente de lactose, gordura, proteínas e sais minerais. É um produto rico em vitaminas A, B e D. Será que para fazer o leite em pó nós congelamos e depois ralamos? Seria bom se o processo fosse tão simples assim, mas não é deste modo que funciona. O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, na qual o leite líquido passa por um processo de desidratação e  tem sua longevidade estendida. Então a resposta é sim, o leite em póé feito a partir leite.

O processo de desidratação é um pouco complexo e passa por três etapas:

Na primeira delas, chamada de preparo e padronização, a matéria-prima ordenhada das vacas é preaquecida a 45ºC e colocada em uma grande centrífuga, que separa a gordura do resto do leite. Essa gordura é, então, devolvida ao leite na proporção desejada: 26% no caso do leite integral, zero para o leite desnatado. Depois de duas pasteurizações (processo que elimina as bactérias), começa a segunda etapa: a concentração, onde em uma máquina chamada de concentrador tubular, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, para que não seja fervido. Durante essa etapa evapora-se até 50% da água, e o leite fica pastoso. Para obter leite condensado, basta acrescentar açúcar nesta fase. Mas para obter o leite em pó, é necessária uma última etapa, a secagem: a pasta é borrifada por minúsculas gotículas de ar quente a 180 °C em uma máquina chamada atomizador. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que a restante água do leite evapore, e as gotículas se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes tipos: flocos, granulado e pulverizado. Aí basta recolher e envasar, adicionando gás nitrogênio para impedir a oxidação da gordura.

FDA-publishes-safety-driven-infant-formula-manufacturing-final-rule_strict_xxl
O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, na qual o leite líquido passa por um processo de desidratação e tem sua longevidade estendida. Foto: Reprodução/dairyreporter

O leite, mesmo sendo em pó, nos proporciona alguns benefícios, tais como, a vitamina A presente no leite fortalece a visão e ajuda a combater infecções, a vitamina B ajuda no crescimento normal da criança e é essencial para a saúde da pele e a vitamina D ajuda no crescimento normal do esqueleto, evitando o raquitismo. Lembrando que o aleitamento materno nos 6 primeiros meses de vida da criança não deve ser substituído.

Uma curiosidade à respeito do leite em pó, 1 kg de leite em pó, misturado com água, permite obter de 6 a 7 litros de leite recombinado. Isso sóé possível devido a hidratação do leite, pois quando desidratado, o leite perde até 90% de sua massa inicial.

atomizadores2
Na etapa final de secagem, a pasta de leite é borrifada por minúsculas gotículas de ar quente a 180 °C em uma máquina chamada atomizador. Foto: Reprodução/docampoamesa

Fonte: wikipediamundoestranhoinmetro

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex