Como se forma a casquinha de ferida?

“Queria saber o processo pela qual a pele passa para formação da casca da ferida e para que ela serve. Parabéns pela fanpage no Facebook, é sensacional!” Paula Lima

Bem, Paula… A casquinha de ferida surge como resultado da cicatrização de algum ferimento. Funciona como uma camada protetora para o machucado, fazendo com que a pele possa ser reconstruída sem sofrer maiores danos ou contaminação. A casquinha nunca deve ser retirada pois ela é essencial para um boa cicatrização. As pessoas que não resistem em arrancar a casquinha, podem ser portadores de um transtorno obsessivo compulsivo chamado Dematilomania.

Em uma pequena ferida, o processo pode ser descrito em 5 etapas:

1. Lesão: Quando sofremos alguma lesão que atinja os vasos sanguíneos, o sangue vaza e assim que isso acontece, os fragmentos que participam da coagulação (plaquetas) vão se depositando na abertura do machucado. A primeira coisa que o organismo tenta fazer é interromper o sangramento.

2. O fim do sangramento: Após o depósito das plaquetas na região, uma proteína chamada fibrina também é enviada para o local se misturando às plaquetas para estancar o sangramento. A mistura de fibrina + plaquetas inicia o processo de proteção do local, formando uma membrana de sangue coagulado. Este é o começo da casquinha.

Scab
A casquinha de ferida surge como resultado da cicatrização de algum ferimento. Foto: Reprodução/briztreadley

3. Embaixo da casquinha: A membrana formada de sangue coagulado começa a perder água e vai endurecendo resultando na casca da ferida. Imediatamente o sistema imunológico envia glóbulos brancos para o local e estes fazem a primeira limpeza no machucado. Eliminando o máximo de impurezas. Neste processo, o fluxo sanguíneo aumenta causando calor, dor e vermelhidão.

4. A faxina: Com o trabalho dos glóbulos brancos, muitos restos ficam dispersos na região afetada. Os macrófagos (células do sistema imunológico que “engole” as células mortas e lesionadas. Com o trabalho dos macrófagos, o fluxo sanguíneo aumenta mais ainda e a pele fica ligeiramente inchada.

5. A regeneração: Assim que o sistema imunológico faz o trabalho de limpeza, células ricas em colágeno (fibroblastos) ajudam a dar sustentação à nova camada de pele que está se formando. Nesta fase, a casquinha começa a se desprender, pois o processo começa de cima para baixo.

casca
Após o depósito das plaquetas na região,a fibrina é enviada para o local se misturando às plaquetas para estancar o sangramento. Foto: Reprodução/answersingenesis

Fonte: How Stuff Works e Mundo Estranho