Animais têm Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)?

13055

“Animais podem contrair DSTs? E eles podem transmitir para os humanos?” (Matheus Vieira)

Pois é Matheus, nem os animais estão livres das DSTs. É sabido que nos cães existem duas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): a Brucelose e o Tumor Venéreo Transmissível (TVT).

A Brucelose é causada pela bactéria Brucella canis e Brucella abortus, capaz de penetrar qualquer membrana mucosa do animal. É uma doença silenciosa, permitindo que o animal doente fique transmitindo a bactéria para outros até que seja tratado. Em machos, a brucelose causa inflamação no saco escrotal e esterilidade, enquanto nas fêmeas há inflamação uterina e abortos. As fêmeas transmitem a bactéria para o macho durante o acasalamento, para seus filhotes na hora do parto e também pelo contato de outros cães com seu material abortado. Os machos transmitem através do sêmen e urina. Essa DST ocorre também em gatos. O tratamento para brucelose é a castração, mas sabe-se que mesmo assim a transmissão pode continuar acontecendo e por isso alguns veterinários defendem a sacrificação do animal.

O TVT ou tumor de Sticker é um tumor contagioso mais comum em cães urbanos. Ainda não foi provado quem é o agente causador da doença, mas acredita-se que seja um vírus. É transmitido entre os cães através do coito ou pelo ato de lamber e cheirar a região genital do animal infectado. Nessa doença os sintomas são bem visíveis, pois há formação de nódulos na região genital, com formato de couve-flor. Esses nódulos sangram facilmente e pode haver ainda sangramentos da vagina ou pênis. O tumor pode se formar também em outros locais, como a boca e narinas do animal. O tratamento envolve quimioterapia e em casos mais sérios é preciso fazer a remoção cirúrgica do tumor.

13
Em machos, a brucelose causa inflamação no saco escrotal e esterilidade, enquanto nas fêmeas há inflamação uterina e abortos. Nesta imagem temos uma cabra com brucelose, mostrando o saco escrotal inchado. Foto: Reprodução/frampoint

As DST não são transmitidas de uma espécie para outra, só entre os animais da mesma espécie. A brucelose pode ser transmitida para o homem, mas não como uma doença sexual e sim como uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem) e é chamada de brucelose ou febre de Malta. O TVT não é contagioso para nós de nenhuma forma. Para proteger seu bichinho dessas doenças sexuais, é bom verificar a saúde do animal pretendente para um cruzamento e tomar cuidado com as escapadinhas.

TVT-No-Pênis-do-Cão
O TVT é  transmitido entre os cães através do coito ou pelo ato de lamber e cheirar a região genital do animal infectado. Há formação de nódulos na região genital, com formato de couve-flor. Foto: Reprodução/petcare

Fonte: scielodicas e ufrgs