Curiosidades

Veja as crendices mais bizarras da sabedoria popular

Veja as crendices mais bizarras da sabedoria popular
Esse texto foi útil para você?

As crendices populares estão conosco desde que nascemos. Nossos avós, tios e até nossos pais carregam dezenas de informações que na verdade não passam de mitos. Como temos recebido muitos e-mails com algumas dúvidas que são na verdade crendices, adaptamos algumas informações do Saúde Hagah. Divirta-se!

1. Passar Coca-Cola na pele para se bronzear?




Um mito que fez sucesso nos anos 80 e que na verdade é muito perigoso. A Coca-Cola combinada ao sol pode causar queimaduras horríveis à nossa pele, pois não possuem qualquer fator de proteção solar e são altamente impróprias para o uso dermatológico. Além disso, as substâncias presente nesta bebida pode facilitar queimaduras dolorosas, danificar a pele e o resultado está longe de ser um bronzeado!

2. Caiu no chão? Até 5 segundos tá limpinho

É mentira e já falamos sobre isto AQUI. A “lei dos 5 segundos” também é uma ilusão. As bactérias não esperam 5 segundos para subir no alimento como muita gente diz. Aquelas que já estão no local contaminam o alimento imediatamente. Apesar disso, comer sem lavar as mãos (hábito de muitas pessoas) pode ser até pior dependendo do estado da sua mão no momento. Assim, não é preciso ficar neurótico, mas saiba que se caiu no chão, já contaminou!



thumb-140343-geleia-resized

A regra dos 5 segundos é mito! Foto: Reprodução/vk

3. Fazer xixi na queimadura por água viva alivia a dor

Nada disso! Fazer xixi nas queimaduras de água viva ou qualquer outra é totalmente desaconselhável. A crendice afirma que a ureia e a acidez da urina são aconselháveis para eliminar a toxina, mas isso não tem fundamento. Especialistas indicam indicam que lavar com água salgada (do mar mesmo!) ou colocar vinagre sobre o local seja o mais indicado. Se o desconforto persistir, é melhor procurar um médico.

4. Mascar chiclete em vez de escovar os dentes?

Nem pensar! Escovar os dentes sempre é melhor do que qualquer outra estratégia para não termos problemas com cáries. O chiclete com açúcar aumenta o risco de cáries, mas alguns dentistas dizem que o chiclete sem açúcar podem ajudar na prevenção. Dizem que se o adoçante do chiclete for de xilitol é melhor ainda pois há estudos que comprovam que ele extermina as bactérias causadoras da cárie. Só que, para que a goma aja como “limpante” deve-se continuar mascando em torno de 40 minutos depois que ele perde o adocicado.

670px-Chew-Gum-in-Class-Step-10

Muitas pessoas trocam a escovação por uma goma de mascar. Isso não limpa os dentes! Foto: Reprodução/wikihow

5. Chicletes ficam no estômago por até sete anos ou agarram nas “tripas”

Certamente sua mãe já lhe disse: não engole o chiclete pois ele vai ficar no seu estômago por longos 7 anos! Isso não existe (já falamos sobre isso AQUI). Geralmente a goma passa pelo sistema digestório e sai nas fezes, tendo apenas alguns de seus compostos digeridos, como açúcar, corantes e conservantes. Aquela coisa macia que mastigamos é um látex, como uma borracha e depois que cai no estômago, não se pode fazer nada. Nenhuma das enzimas estomacais é capaz de digeri-lo. Depois de ser considerada inútil pelo nosso organismo, a goma é expelida naturalmente nas fezes. Você pode procurar a goma no cocô se quiser!

6. Quer cortar o cabelo? Veja o calendário lunar!

Na lua nova, há renovação e nascimento de novos fios. Na crescente, como o próprio nome já diz, os cabelos crescem mais rápidos. Na cheia, se você cortar o cabelo, ele ficará mais volumoso. E na Minguante, o crescimento é lento e desacelerado. Tudo mentira, sem qualquer fundamento científico. Isso não existe! O ideal é cortar sempre as pontinhas dos cabelos a cada trimestre para evitar que se formem pontas duplas e haja quebra.

lua2

Consultar o calendário lunas antes de cortar os cabelos não tem fundamento! Foto: Reprodução/mdemulher

7. Comer manga com leite faz mal?

Outra mentira que já falamos AQUI. Podem comer manga com leite, na vitamina, no picolé, no sorvete ou a fruta e o leite logo depois. Essa história começou na escravidão quando os senhores de engenho não queriam que os escravos bebessem o leite durante a ordenha e muito menos comessem as mangas da propriedade, inventaram este mito que persiste até hoje. Não se preocupe! Manga com leite não causa indigestão e nem faz mal.

8. Beber água gelada em jejum emagrece?

Mito dos grandes! Beber água é sempre bom para nossa saúde, queira ele emagrecer ou não. Ela hidrata o corpo, melhora o funcionamento do intestino e melhora a pele. Mas daí acreditar que bebendo água gelada pela manhã, você vai perder peso, já é demais. Para perder peso precisamos muito mais do que um copo de água, é preciso controlar as calorias ingeridas durante o dia e praticar atividades física regularmente!

mulher-bebe-agua-gelada657

Beber água em jejum não queima calorias a ponto de emagrecer. Foto: Reprodução/livestrong

Fonte: Saúde Hagah


Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.