É possível estourar os tímpanos com hastes flexíveis (cotonete®)?

2797

“Por que os pais falam “cuidado para não estourar os tímpanos com o cotonetes®.” Eles podem mesmo estourar nossos tímpanos?” (Juliane Santos)

Nosso tímpano é uma membrana bem fina que separa o ouvido externo do ouvido médio. Ele não é responsável pelo som que ouvimos, mas é parte importante da nossa estrutura auditiva. É por meio de vibrações das ondas sonoras na membrana timpânica e nos ossículos do ouvido que se geram os sinais nervosos transmitidos ao córtex do cérebro, e esse, por fim, identifica o som.

Por ser tão delicado, nosso tímpano pode sim ser facilmente perfurado, seja pelo mau uso de cotonetes® ou qualquer outro material inserido profundamente no canal do ouvido, seja por outros fatores, como um golpe na cabeça, uma explosão próxima, ou uma grande diferença de pressão atmosférica. Sem a proteção do tímpano o ouvido médio e interno fica exposto e sujeito a infecções. Nos casos mais graves, há diminuição de audição e dor, e até mesmo sangramento no ouvido e formação de pus.

Não é bobagem quando nossos pais nos pedem cuidado. Limpar os ouvidos faz parte da higiene do dia-a-dia, mas feita de forma errada pode gerar vários problemas. Todo mundo fabrica cerume nos ouvidos e este tem sua função de proteção e limpeza no nosso organismo. Além do mais, nosso corpo se encarrega de expulsar o excesso de cera de forma natural. Não é necessária e nem saudável a remoção desta. A melhor forma de retirar o seu excesso sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e, logo após o banho, limpar somente até onde o dedo alcança, assim a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.

Fontes: abcdasaude & hmsportugal