Por que quando ficamos gripados nossos ouvidos parecem entupidos?

32789

“Toda vez quando estou gripado meu ouvido que fica entupido e sinto como se tivesse ficando surdo. O que pode ser?” (Joatan Pessoa)

 A resposta para essa questão está em nossa anatomia, Joatan. Nossos ouvidos são formados por três partes: ouvido externo, que é a parte visível formada pela orelha e canal do ouvido; ouvido médio, onde estão o tímpano e os três famosos ossinhos (martelo, bigorna e estribo) e ouvido interno formado pela cóclea, onde estão as células ciliadas que captam as vibrações externas e as transformam em som. Depois dessas estruturas há um canal chamado tuba auditiva, ou trompa de Eustáquio, que faz ligação com o nariz e a faringe.

♥  Andar descalço no chão frio realmente provoca gripe e resfriado?

A tuba auditiva funciona como uma válvula para manter o equilíbrio da pressão do ar nos dois lados da membrana timpânica e também para drenar as secreções formadas no ouvido médio. Ela é capaz de se abrir durante frações de segundos, quando mastigamos, engolimos e bocejamos, permitindo a entrada de ar para ventilar o ouvido médio. Alterações mínimas na função da tuba ocasionam problemas auditivos, que podem ser desde uma sensação de entupimento passageira até dores fortes e perda da audição.

É exatamente o que acontece na gripe. A infecção causada pelo vírus da gripe gera um bloqueio no interior da tuba, alterando sua capacidade de drenar os líquidos acumulados ali, vindos do nariz congestionado.

♥  Como nosso corpo reconhece o vírus da gripe?

Logo, a sensação de ouvido tampado se deve ao acúmulo de nada mais que catarro! Se a sensação de entupimento não melhorar com o fim da gripe ou for acompanhada de dores, o médico deve ser consultado, pois esse líquido acumulado pode ser infectado por bactérias ou outros vírus e se tornar uma otite aguda.

"Quando estou gripado meu ouvido parece entupido". O que pode ser?
Anatomia do ouvido humano. Foto: Reprodução/hearinghealthmatters

 

Fonte: drashirleydecampos e infoescola