Por que depois que escovamos os dentes, as coisas doces ficam com gosto ruim?

Por que depois que escovamos os dentes, as coisas doces ficam com gosto ruim? (Dayane Gallina)

Sem dúvidas o maior vilão do gosto ruim na boca após comer alguma coisa doce depois de escovar os dentes é o lauril sulfato de sódio (pode ser chamado de LSS). O LSS se trata de um detergente presente na grande maioria das pastas de dentes. A função dele não tem muito a ver com a limpeza da boca e dos dentes, mas sim com a formação de grande quantidade de espuma, gerando uma sensação de limpeza para o usuário da pasta. Ele também colabora ajudando a espalhar a espuma por toda a boca. A menta adicionada na composição das pastas possui um papel parecido, já que ela dá uma sensação de frescor na boca, nos fazendo sentir que estamos com a boca bem limpa.

A língua humana é composta por cerca de 10 mil papilas gustativas e são elas que vão nos fazer sentir os gostos possíveis. São eles o doce, o salgado, o azedo, o amargo e o umami (gosto saboroso ou delicioso). As moléculas do alimento serão divididas entre as papilas, nos fazendo sentir os gostos característicos delas.

É aí que o LSS entra. Quando você escova os dentes, o LSS age sobre as papilas gustativas responsáveis pelo sabor doce, deixando elas como se estivessem anestesiadas. Isso impede as substâncias que causam sensação doce de interagir com os receptores do gosto. Além disso o LSS promove uma maior sensibilidade das papilas responsáveis pelo sabor amargo e por ser um detergente também pode dissolver partículas chamadas fosfolipídios, que são responsáveis por conduzir impulsos nervosos das sensações, no caso dos gostos. É por isso que depois de escovar dentes se você comer um doce, vai sentir o sabor amargo tomar conta da sua boca.

Em defesa das pastas de dente e da boa escovação, é importante ressaltar que o efeito do LSS não dura muito tempo. O melhor a fazer é continuar escovando bem os dentes e esperar um tempinho para voltar a comer algo doce.

brushing-teeth-too-hard
O maior vilão do gosto ruim na boca após comer alguma coisa doce depois de escovar os dentes é o lauril sulfato de sódio. Foto: Reprodução/minovidental

Fontes: todayifoundout e super