Animais

Podemos transmitir doenças para os nossos bichinhos de estimação?

Podemos transmitir doenças para os nossos bichinhos de estimação?
Esse texto foi informativo para você?

“Que tal um texto sobre doenças humanas que podem ser transmitidas aos animais?” (Dayanna Henriques)

“Posso passar gripe para meu cachorro?” (Gustavo Parreira)


É muito comum encontrarmos pesquisas científicas que falem sobre as doenças transmitidas aos seres humanos através dos animais. Mas, curiosamente, é possível ocorrer o processo inverso de transmissão, ou seja, o homem transmitir doenças para os animais. Assim sendo, tal processo inverso, cujo termo científico é Zooantroponose ou Zoonose Reversa, ocorre quando uma infecção é transmitida aos animais a partir do homem como reservatório primário. No entanto, pesquisadores garantem que tem sido muito frequente a ocorrência de seres humanos que transmitem patógenos para os animais em geral. O primeiro estudo que evidenciou a transmissão de parasitas humanos para os animais foi publicado no ano de 2000. Dentre os agentes parasitários (agente causador da doença) os mais citados foram a Giardia duodenalis (protozoário: organismo unicelular causador de infecção intestinal); o Staphylococcus aureus (bactéria causadora de infeções), Ascaris lumbricoides (verme conhecido como lombriga) e o vírus influenza A (causador de um tipo de gripe).

E falando em gripe, outro estudo também relata a possibilidade desta infecção ser transmitida do homem para o animal e, vejam só que problemão de saúde descobriram sobre a zoonose reversa:  Além dos seres humanos transmitirem infecção para os cães e gatos, podendo até adoecê-los, estes animais infectados pelos vírus podem desempenhar um papel de “ajudantes” no desenvolvimento de novas cepas (descendentes) do vírus influenza humano (gripe). Isso quer dizer que os nossos amiguinhos cães e gatos são infectados pelo vírus da gripe transmitido pelo homem e, uma vez abrigando estes vírus, os animais de estimação podem colaborar para o desenvolvimento e surgimento de outros tipos de vírus influenza humano. Portanto, nós humanos podemos sim transmitir doenças para os animais, inclusive a gripe.

gripe

Foto: Reprodução/grifedoggy

Os estudos ainda revelam, dados surpreendentes e assustadores, com registros em todos os continentes do planeta, exceto na Antártida, indicando uma ameaça mundial. A explicação para esta Zoonose Reversa é sugerida pelo crescente contato do homem com animais por três razões principais: o rentável negócio no mercado de criação de gado; o enorme negócio global que envolve os animais de estimação gerando um aumento do convívio doméstico entre animal e seres humanos e, por fim, as evidentes alterações do ecossistema (conjunto dos seres vivos e suas interações com o ambiente).

Finalizando, os estudos sobre zoonoses reversas ressaltam a grande necessidade de direcionamento de investigações científicas para esta área, a fim de evitar ameaças futuras, considerando que a relação animal X homem, provavelmente continuará a se intensificar com o passar do tempo.

Cachorro-doente

Foto: Reprodução/almostserious

Fontes: MESSENGER, A. M.; BARNES, A. N.; GRAY, G. C. Reverse Zoonotic Disease Transmission (Zooanthroponosis): A Systematic Review of Seldom-Documented Human Biological Threats to Animals. BEELER, E. Influenza in dogs and cats. Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice. Este texto é de Autoria da Bióloga Ceila Cintra

Novidades

Topo