Pessoas que dormem de olhos abertos. Isso existe mesmo?

19444
Dormir de olhos abertos: o que pode ser?

“É verdade que algumas pessoas dormem de olhos abertos? Se isso for mesmo possível é uma doença? O que pode ser dormir de olhos abertos?” (Otávio)

É Otávio, por mais estranho que pareça, existem pessoas que simplesmente não conseguem fechar os olhos na hora de dormir. O nome da incapacidade de fechar os olhos é lagoftalmia (quando a pessoa dorme com os olhos abertos chama-se lagoftalmo noturno). Como dito acima é uma incapacidade, ou seja, não é possível dormir de olhos abertos por vontade própria sem que seja lagoftalmo, pois o sono relaxa os músculos involuntariamente.

Em geral acontece por dois motivos: ou o músculo orbicular – responsável pelo fechamento das pálpebras – não consegue realizar sua função ou por paralisia do nervo facial. Vários problemas podem desencadear a lagoftalmia, como estresse, sonambulismo, infecções, uso de depressores do sistema nervoso central como medicamentos sedativos ou bebida alcoólica, entre outros. A Hanseníase é a causa infecciosa mais comum de paralisia do nervo facial e consequentemente de lagoftalmia.

Leia também: Falar dormindo: Por que acontece? É doença? É normal? Tem cura?

De acordo com o Dr.Meibal Junqueira, oftalmologista, quase sempre, as pessoas com lagoftalmia experimentam um aumento do lacrimejamento. Também é comum dor no período da manhã por causa da secura ocular.  “A sensação de corpo estranho também pode ser experimentada por pessoas com a doença”, diz o especialista.

Os resultados desse problema podem ser vermelhidão, ressecamento ocular, infecções, ulcerações da córnea e até cegueira! Por isso no primeiro sinal de algo errado com os olhos um médico deve ser consultado. Dependendo da causa, é possível resolver a lagoftalmia com medicamentos, exercícios para as pálpebras e cirurgia.

Dormir de olhos abertos: o que pode ser?
Esquema mostra os músculos que podem ser atingidos na lagoftalmia. Foto: Reprodução/medicinageriatrica
medicinageriatrica e mundoestranho