O que são essas nuvens químicas de que tanto se fala?

3249

“Queria saber sobre as nuvens químicas que estão aparecendo em alguns lugares do Brasil e do Mundo. O que são? O que podem causar nas pessoas?” (Taila Maria)

“Tenho ouvido falar muito sobre nuvens químicas, o que é isso?” (Daniella Mayelo)

Esse assunto é, em parte, um tanto controverso e de certa forma não é bem biologia. As nuvens naturais são compostas por agregados visíveis de gotinhas de água e cristais de gelo suspenso no ar, podendo conter ou não partículas originadas de vapores industriais, poeiras e poluição em geral. O seu aspecto depende da natureza, luz recebida, volume, quantidade e distribuição das partículas formadoras da mesma. Uma vez formada a nuvem, ela pode evoluir, crescer mais ou se esvanecer.

Ao observarmos aviões em grandes altitudes (mais de 10 km), vemos rastros de fumaça curtos causados pela condensação da água da atmosfera a partir da alta temperatura da turbina do jato. Alguns rastros, no entanto, são mais longos e duradouros e ao se desfazerem, se misturam no céu persistentemente. Esses últimos é que são chamados popularmente de nuvem química.

image032
A Teoria da Conspiração acredita que essas nuvens artificiais são substâncias químicas, biológicas ou nanopartículas liberadas de propósito na atmosfera por aeronaves militares. Foto: Reprodução/geoengineeringwatch

A Teoria da Conspiração acredita que essas nuvens artificiais são substâncias químicas, biológicas ou nanopartículas liberadas de propósito na atmosfera por aeronaves militares. Mas o porquê a teoria também não explica. Uns defendem que tudo faz parte de uma forma de manipulação meteorológica (Geoengenharia) e outros que são agentes tóxicos jogados na atmosfera para nos causar danos à saúde. Das consequências que poderiam vir dessas hipóteses, seriam o controle das mudanças climáticas e da população por doenças, além de envenenamento.

Mas toda a criação dessas nuvens químicas não é comprovada cientificamente. Então, por enquanto, não podemos mensurar os danos de tais nuvens ao nosso organismo.

Chemtrails-nuvens-quimicas
Até onde se sabe, estas nuvens são apenas rastros de fumaça causados pela condensação da água da atmosfera a partir da alta temperatura da turbina do jato. Foto: Reprodução/materiaincognita

Fonte: Science, trilhaquimica e inmet