O forno micro-ondas mata as bactérias dos alimentos?

“Micro-ondas mata as bactérias dos alimentos?” Priscilla Nunes

Priscilla, muitas pessoas não imaginam o quanto o micro-ondas ajuda no controle de micróbios tanto em alimentos quanto em utensílios domésticos. Uma pesquisa recente, publicada no pelo Journal of Environmental Health (Microbial inactivation by microwave radiation in the home environment – Park DK, Bitton G, Melker R – Universidade da Flórida), o aparelho de micro-ondas é sim um grande aliado para desinfecção.

Segundo este trabalho, em apenas 2 minutos o micro-ondas pode eliminar 99% de micróbios (vírus, parasitas, bactérias). A bactéria Escherichia coli, causadora de infecções intestinais não suporta mais que 30 segundos de exposição às ondas de radiação do aparelho. O Rotavírus e parasitas intestinais, grandes vilões causadores das diarreias são totalmente eliminados em apenas 2 minutos.

Os pesquisadores recomendam que a esponja de lavar louça seja aquecida diariamente no micro-ondas por 2 minutos para eliminação das bactérias, vírus e parasitas que obviamente estão presos ali todos os dias.

Quanto a perda vitamínica dos alimentos, aí vem a boa notícia. O micro-ondas é capaz de aquecer um alimento em pouquíssimo tempo, em relação ao um fogão. Ou seja, a exposição calórica é muito menor, por isso, o alimento perde muito menos vitamina do que aquelas aquecidas em fogão convencional. O nível de retenção da vitamina C, por exemplo, chega ao dobro se o alimento é aquecido no micro-ondas.

microwave2
Fornos micro-ondas são grandes aliados na esterilização de utensílios e alimentos. Foto: Reprodução/inspiredfitstrong
Fonte: Web MDTecMundo