Macaco faz selfie de câmera roubada e o fotógrafo briga pelos direitos autorais. Veja quem levou a melhor!

Esta imagem é famosa, principalmente para biólogos, veterinários e amantes de animais. Todo mundo já viu esse famoso ‘sefie’ feito em 2011, através da câmera do fotógrafo britânico David Slater. A foto é literalmente um selfie. Em uma das idas do fotógrafo para a mata, um macaco da espécie Macaca nigra, que vivia em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia, roubou a câmera de Slater e acabou “sem querer querendo” fazendo um autorretrato, que ficou sensacional.

Somente ao conseguir resgatar a câmera, é que o fotógrafo se deu conta da imagem. Vários sites e todas as redes sociais já compartilharam esta imagem pelo menos por uma vez! Além disso, jornais do mundo, na época deram destaque a esta história e a foto ficou muito famosa. Esta foto inclusive foi publicada pela Wikipédia, empresa que mantém a enciclopédia colaborativa virtual Wikipédia. Irritado com o uso da imagem, o fotógrafo ameaça entrar com uma ação contra a empresa se justificando que a foto faz parte dos seus direitos autorais. No entanto, a Wikipédia nega a retirada da foto do ar, alegando que não foi ele que fez a imagem, e sim, o macaco. Slater, por sua vez, diz que a viagem no qual conseguiu a foto foi extremamente cara e que ele não tem ganhado dinheiro com a imagem, apesar de sua popularidade.

Como definição:  “Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.”, ou seja, é o direito que a pessoa tem em usufruir de benefícios financeiros e morais a partir de suas criações. Mas a foto é criação do macaco.

E a briga chegou ao fim, e o macaco venceu! Segundo matéria publicada pelo G1, o órgão regulador de direitos autorais dos EUA, o US Copyright Office, negou ao fotógrafo britânico David Slater o direito sobre o selfie feito pelo macaco.

caters_monkey_snapper_03
Macaco da ilha de Sulawesi roubou a câmera e fez um selfie. Foto: David Slater (ou não)

 

Fonte: G1 & ecad