Alimentação

Essa mulher nunca mais poderá comer na vida!

Essa mulher nunca mais poderá comer na vida!
Esse texto foi informativo para você?

Sim, isso é possível. Gillian Doig, só tem 28 anos e sofre de Gastroparesia, uma doença relativamente rara que provoca diminuição ou ausência da força contrátil da musculatura do estômago. Ou seja, o estômago é parcialmente ou totalmente paralisado, não faz os movimentos peristálticos. As consequências disso é que ela não pode fazer digestão e, portanto, não pode ingerir nenhum alimento. Comer, significaria deixar a comida parada apodrecendo no estômago.

Em 2010, Gillian começou, do nada, a vomitar cerca de 30 vezes ao dia, nem mesmo água parava em seu estômago. Ficou rapidamente abatida e precisou de atendimento médico. Além da pancreatite, Gillian tinha um caso grave de gastroparesia. A primeira tentativa foi cirúrgica. Os médicos implantaram um sistema que restauraria os movimentos estomacais, porém não teve sucesso. Mais tarde tentaram várias outras opções como aplicação de botox em várias regiões do estômago e implantação de um marca-passo que davam pequenos choques no estômago. Nada ajudou!


Hoje, Gillian é obrigada a conviver com tubos ligados diretamente na corrente sanguínea, liberando as substâncias necessárias para sua sobrevivência. Com isso, a moça não precisa mais comer e assim será pelo resto de sua vida, ou até que a cura para este caso grave de gastroparesia seja descoberta.

article-2519263-19E5A5D700000578-979_634x645

Gillian Doig sofre de Gastroparesia, uma doença que provoca diminuição ou ausência da força contrátil da musculatura do estômago. Foto: Reprodução/dailymail

Fonte: Daily Mail e Rev. Assoc. Med. Bras. vol.43 n.3

Novidades

Topo