É verdade que não devemos tomar água gelada depois dos exercícios físicos?

“Ouvi dizer na academia que não é recomendado beber bebidas geladas depois dos exercícios físicos. Isso é verdade?” (Marconi D.)

Marconi, esta pergunta inicia um debate acalorado sempre que é feita. Há muitas controvérsias sobre a temperatura ideal para a água ser ingerida depois dos exercícios físicos. Tanto a água gelada quanto a água natural, tem argumentos a seu favor, o que gera uma dúvida grande para quem faz exercícios.

O único fato que todos os especialistas concordam é que é importante se manter hidratado durante todo o exercício. Uma pesquisa publicada em uma edição do “Journal of the American College of Nutrition” de 2007 informa que a desidratação pode ter um impacto negativo tanto em tarefas físicas quanto tarefas mentais. Além disso a desidratação pode levar a um pior desempenho e uma maior sensação de esforço, e em casos piores uma diminuição da barreira sangue-cérebro, que impede o fluxo da maioria dos compostos encontrados no sangue de entrar em seu cérebro.

O Instituto do Coração do Texas sugere então que para se hidratar após os exercícios físicos, você beba água natural, também chamada de “água fria” (água em temperatura natural). Isso porque o corpo absorve a água fria muito mais rapidamente do que a água gelada, portanto hidratando o corpo mais rápido. A hidratação mais rápida é especialmente importante durante o exercício, que pode causar a perda de fluidos rapidamente, principalmente no calor. É bom deixar claro que a crítica a água gelada em nada tem a ver com o “choque térmico” que ela poderia causar nos órgãos.

Já a Universidade de Arkansas para Ciências Médicas, representada pelo seu diretor William Evans, fornece uma opinião diferente. De acordo com Evans, não há efeitos adversos de beber água gelada após o exercício. Ele ressalta que os líquidos frios ingeridos com o estômago vazio são absorvidos mais rápidos do que líquidos quentes, o que significa que quanto mais gelado mais rápido serão repostos os líquidos perdidos pela transpiração. Beber água gelada após exercício, diz Evans, pode ter um efeito imediato no resfriamento do núcleo do corpo.

Sendo assim varia de pessoa para pessoa a escolha da temperatura da água que vai ingerir durante e depois dos exercícios. Na dúvida o melhor é optar pela água natural, que temos certeza que não traz nenhum problema para o corpo.

Fonte: livestrong