Dormir com plantas no quarto faz mal?

“Minha mãe fala que dormir com plantas no quarto faz mal, causa falta de ar… Acho isso besteira, mas outras pessoas já falaram isso também. É verdade?” Letícia M. Monteiro

Letícia, grande parte das pessoas realmente acredita que faz mal dormir com plantas dentro do quarto. A explicação parece certa pois durante a noite, sem luz, as plantas suavizam o processo de fotossíntese e a taxa de respiração é mais alta. Elas então liberam mais gás carbônico e fazem diminuir o nível de oxigênio dentro do quarto. As pessoas relatam que ao dormirem com plantas dentro do quarto, sentem falta de ar, garganta seca, fadiga ou náuseas.

Vamos pensar um pouco: Durante a respiração, um adulto consome, em média, vinte vezes mais oxigênio que uma planta do mesmo tamanho. Logo, libera cerca de vinte vezes mais gás carbônico que uma planta. Assim, se dormir com uma planta no quarto diminuísse os níveis de oxigênio, seria mais prejudicial dormir com outra pessoa no quarto do que com uma planta. Assim, a explicação acima, não tem fundamento!

Mesmo assim, vale a pena saber que dormir com plantas no quarto realmente pode não ser uma boa ideia. Algumas plantas, durante o processo de evolução, desenvolveram mecanismos de defesas contra insetos sugadores de seiva e liberam uma substância repelente natural de insetos chamada piretrinas. Tais substâncias, que também são base na produção de repelentes, podem realmente causar sensação de falta de ar em um ambiente fechado durante a noite.

dormir_500
Dormir com plantas no quarto. Será que pode? Foto: Reprodução/de10
Fonte: Correio Ciência