Curiosidades

Descoberto novo vírus e ele já pode estar em seu intestino

Pesquisadores descobriram um novo vírus bacteriófago anteriormente não detectado, que vive em quase metade da população do mundo. Ele pode estar escondido em seu intestino. Ou talvez no do seu vizinho, amigo. Na verdade, ele está escondido dentro de milhões de pessoas e durante anos nunca havia sido notado. Mas tem uma explicação para ele ter passado despercebido por tanto tempo.

O vírus ‘atrevido’, apelidado crAssphage, é um grande mestre do disfarce. Os pesquisadores não tinham visto antes por ele se alojar dentro de micróbios do intestino, conhecidos como bacteroides – bactérias gram-negativas, que podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da obesidade e diabetes. Por ele está associado às bactérias do trato gastrointestinal, os pesquisadores acham que é o vírus mais comum e abundante no sistema digestório humano.


E, assim como muitas outras descobertas científicas, este aconteceu por acidente. O vírus foi descoberto por cientistas da Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, que estavam analisando amostras de fezes de pessoas nos Estados Unidos, Coréia, Japão e Europa.

Depois dessa descoberta acidental, os pesquisadores ainda precisam descobrir qual o papel que o vírus recém-descoberto tem em nosso intestino. Por ele está ligado às bactérias patogênicas do intestino, ele também poderia desempenhar um papel na obesidade e doenças relacionadas com o intestino, mas não se sabe nada a respeito ainda. Novos estudos estão em andamento.

crassphage_1

CrAssphage é um bacteriófago que pode estar vivendo no intestino de milhões de pessoas no mundo. Foto: Reprodução/mnn

Fonte: sciencealert

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex


Novidades

Topo