Como é a vida das vacas na Índia, onde elas são sagradas?

Na Índia as vacas são sagradas, então como elas vivem neste lugar? São tratadas como bichos de estimação?” (Romário Gomes)

Na Índia 80% da população tem como religião o hinduísmo. Para o hinduísmo as vacas são seres sagrados, tratados como divindades, que em hipótese alguma devem ser mortos. Sendo assim é muito comum encontra-las passeando pelo centro de alguma cidades, sendo alimentadas por hindus e algumas vezes até adoradas publicamente.

Porém elas não são como animais de estimação que se tem em casa. Normalmente a adoração mantém-se forte apenas quanto à proibição da matança. Apesar de viverem livre e intocadas, a grande maioria da população de vacas vive solta nas ruas comendo lixo e muitas vezes sendo atropelada nas principais avenidas das cidades. É por esse motivo que na capital Nova Deli as vacas foram proibidas de ficarem na zona urbana desde 2003.

Outro problema que a população hindu vem enfrentando é o tráfico de vacas por gangues, que visam comercializar para o exterior e até mesmo tribos próximas a cidade, a carne e o couro. Os contrabandistas já chegaram a levar 40 mil vacas durante a noite. O trabalho é muito simples já que elas não são vigiadas e vivem em locais públicos.

A tradição de culto as vacas teve origem com o Vedas, coletânea de textos religiosos de cerca de 1500 a.C., que comentam a fertilidade do animal e o associam a várias divindades. Posteriormente foram criadas leis que aumentaram status religioso bovino, levando a vaca a ser considerada mais pura que os brâmanes (indivíduos pertencentes as castas mais elevadas). Porém a divindade das vacas já vem sendo contestada até mesmo dentro da religião. Alguns grupos contestam a adoração a esses animais, e já passaram a se alimentar da carne, causando grande revolta nas camadas mais tradicionais da Índia.

4ff735806128f_621x419
É normal as vacas ficarem deitadas no meio da rua, correndo o risco de serem atropeladas e comendo lixo. Foto: Reprodução/ojodigital
22
Em algumas cidades da Índia, as vacas dividem espaços nas ruas com pessoas e veículos. Foto: Reprodução/xcurios
VACA
Apesar da crença divina nas vacas, o fanatismo parece estar caindo a cada dia. Foto: Reprodução/ruralbr

Fontes: g1 & mundoestranho