Você tem essa planta em casa? Pois saiba que ela NUNCA deveria ser cultivada em um lar, entenda porque

Comigo ninguém pode

A ” comigo ninguém pode ” é originária da América Tropical e Índia Ocidental, o gênero Dieffenbachia sp. pertence a família das Aráceas e possui cerca de 30 espécies. Decerto, essa linda planta de folhagens com padrões diversos em tons de verde e branco, são encontradas em muitos jardins ornamentais pelo mundo todo. Contudo, ela é responsável por intoxicações graves cujas principais vítimas são crianças pequenas e animais. Pouca gente sabe. mas essa planta é muito venenosa e tóxica. Ela pode matar por asfixia e não deve ser cultivada em casa.

Em toda a sua estrutura, seja flores, folhas, caule e látex, a ” comigo ninguém pode ” é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas. Esse composto, no entanto, quando entra em contato com nosso organismo por meio da mastigação, dispara uma reação do tipo inflamatória, com formação de edema imediato na língua e na glote, dificultando muito a respiração, podendo vir a causar até a morte por asfixia. Em contato com os olhos, o oxalato pode causar dor, irritação e lesão na córnea. E ainda o seu látex é corrosivo ao toque da pele e mucosas.

Plantas como o tinhorão, a taioba-brava e o copo-de-leite também contém esses mesmos cristais. Contudo, não são somente essas que são causadoras de intoxicação animal. Outras espécies de plantas facilmente encontradas em canteiros. Temos,  por exemplo a espirradeira, a coroa-de-cristo, a alamanda e o chapéu-de-napoleão. Essas igualmente possuem substâncias agressivas (glicosídeos cardiotóxicos e alcaloides neurotóxicos) se em contato direto.

Mesmo para quem não tem um jardim, é bom ter o cuidado de saber mais sobre plantas tóxicas. Esse conhecimento ajudará a manter crianças e animais longe delas. Independente do tipo de veneno encontrado em espécies vegetais, em caso de qualquer reação alérgica, procure imediatamente ajuda médica. Contudo a  planta deve ser levada na consulta para identificação.

Tomando os devidos cuidados, a comigo-ninguém-pode, como qualquer outra espécie, poderá ser apenas uma bela planta digna de admiração e decorativa de ambientes.

Comigo ninguém pode é uma planta tóxica e venenosa e não deve ser cultivada em casa
A ” comigo ninguém pode ”   é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas. Foto: Reprodução/sceinceblogs
portalseer e esalq