Cuidado! Você tem uma planta assassina em casa e não sabia!

“Sempre tive uma dúvida se a planta comigo-ninguém-pode, realmente pode causar asfixia e/ou alguma outra complicação respiratória quando cheirada ou manipulada.” (Mateus)

Mateus, a comigo-ninguém-pode é originária da América Tropical e Índia Ocidental, o gênero Dieffenbachia sp. pertence a família das Aráceas e possui cerca de 30 espécies. Essa linda planta de folhagens com padrões diversos em tons de verde e branco, são encontradas em muitos jardins ornamentais pelo mundo todo. E a mesma é responsável por intoxicações graves cujas principais vítimas são crianças pequenas e animais.

Em toda a sua estrutura, seja flores, folhas, caule e látex, a comigo-ninguém-pode é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas. Esse composto, no entanto, quando entra em contato com nosso organismo por meio da mastigação, dispara uma reação do tipo inflamatória, com formação de edema imediato na língua e na glote, dificultando muito a respiração, podendo vir a causar até a morte por asfixia. Em contato com os olhos, o oxalato pode causar dor, irritação e lesão na córnea. E ainda o seu látex é corrosivo ao toque da pele e mucosas.

Plantas como o tinhorão, a taioba-brava e o copo-de-leite também contém esses mesmos cristais. Contudo, não são somente essas que são causadoras de intoxicação animal. Outras espécies de plantas facilmente encontradas em canteiros, como por exemplo a espirradeira, a coroa-de-cristo, a alamanda e o chapéu-de-napoleão, possuem também substâncias agressivas (glicosídeos cardiotóxicos e alcaloides neurotóxicos) se em contato direto.

Dieffenbachia_bauseii_blog
Dieffenbachia bauseii, umas das espécies de comigo-ninguém-pode. Uma das mais comuns! Foto: Reprodução/sceinceblogs

Mesmo para quem não tem um jardim, é bom ter o cuidado de saber mais sobre plantas tóxicas e manter crianças e animais longe delas. Independente do tipo de veneno encontrado em espécies vegetais, em caso de qualquer reação alérgica, procure imediatamente ajuda médica e guarde a planta para identificação.

Tomando os devidos cuidados, a comigo-ninguém-pode, como qualquer outra espécie, poderá ser apenas uma bela planta digna de admiração e decorativa de ambientes.

calcium_oxalate_crystals_blog
A comigo-ninguém-pode é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas. Foto: Reprodução/sceinceblogs

 

Fonte: portalseer e esalq