Curiosidades

A cada 3 segundos uma pessoa morre de fome, enquanto isso1/3 do alimento produzido no mundo vai para o lixo!



Quando falamos do problema da fome do mundo, não estamos falando daquela vontade de comer que você sente na hora do almoço ou do jantar. O problema da fome relaciona-se à falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos.

Assim sendo, a fome no mundo está relacionada com a questão econômica, vinculada diretamente à miséria que algumas pessoas e boa parte dos países sofrem. Ele também se manifesta nas periferias de grandes e pequenas cidades de países ricos ou emergentes, inclusive o Brasil. A situação é considerada grave na América Latina, especialmente na Bolívia, na Guatemala e no Haiti. Os níveis mais altos se encontram na África Subsaariana e no sul da Ásia.


Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas no mundo todo passam fome e a cada três segundos, alguém morre de fome. Isso é o que aponta um levantamento feito pela ONU (Organização das Nações Unidas). Parece lógico supor que a escassez de recursos é o que explica estes números alarmantes. Mas não é bem assim: o mundo produz alimentos suficientes para alimentar a todos. Mesmo com um aumento de 70% da população mundial nos últimos 30 anos.

Já que o mundo produz alimento suficiente, qual o motivo de haver tantos passando fome? Um dos principais motivos é o desperdício. O ciclo de desperdício de alimentos começa no campo, continua no transporte, na armazenagem e na comercialização, para se fechar na cozinha do consumidor. Em números, o grande volume é de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente no mundo. O desperdício é um mal que precisa ser combatido por todos e iniciado dentro da própria casa. Grandes mudanças do comportamento universal começam de forma humilde, com o exemplo próprio. Cada um faz a sua parte e o grande resultado se constrói

Como combater a fome no mundo? Não existe consenso sobre como resolver o problema da fome do mundo, embora ela venha diminuindo (lentamente!) nas últimas décadas. Algumas pessoas acreditam que seria necessário combater as desigualdades econômicas e sociais que existem tanto entre os países quanto dentro deles Entretanto, resolver o problema do desperdício já ajudaria bastante! Apesar dessas conclusões, não existem certezas plenas sobre as maneiras de se combater a fome no mundo. Mas, sem dúvida, é preciso combater as desigualdades e a miséria que atingem boa parte das pessoas.

 E você, como tentaria solucionar esse problema?
somalia-6

Mihag Gedi Farah, uma vítima da fome, com sete meses de idade, pesando apenas 3,4 kg. Foto: Reprodução/thenational

hb_wasting_food

Enquanto isso, no Brasil, as pessoas deixam 20% da comida no prato e tudo vai para o lixo. Foto: Reprodução/foodwise

Fonte: vejaamambainoticiassuper

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.