Curiosidades

É possível determinar o sexo do bebê durante a concepção?

“Sou mãe de um lindo menino e agora estou tentando engravidar novamente. Desta vez, queríamos ter uma menina. Queria saber se há alguma possibilidade de escolher o sexo do bebê durante a relação.” Bruna Carvalho

Bruna, se você pesquisar vai encontrar diversos “truques” que prometem ajudar na escolha do sexo do bebê naturalmente durante a concepção. Mas a verdade é que tais rituais são possuem um fundamento científico e os pesquisadores garantem que por métodos naturais é impossível escolher o sexo do bebê com 100% de certeza como acontece na fertilização in vitro.

No entanto, nós sabemos que os espermatozoides contendo cromossomos X (que geram meninas) e aqueles contendo o cromossomo Y (que geram meninos) possuem algumas diferenças que podem ajudar nesta escolha. Os espermatozoides masculinos (Y) são menores, mais leves e rápidos que os femininos, mas sobrevivem bem menos que o feminino (X). Assim, segundo esta técnica, para ter um menino o casal precisa ter relações no dia da ovulação. Desta forma, os espermatozoides mais rápidos chegarão primeiro ao óvulo. Por outro lado, ter relações antes da liberação do óvulo favorecerá a concepção de uma menina, pois o cromossomo X, apesar de mais lento e pesado, é mais resistente e sobrevive mais tempo.

Outra possível técnica é controlar a alimentação da futura mamãe. O grau de acidez do canal vaginal e do útero também podem ajudar na escolha, já que o espermatozoide feminino é mais resistente e suporta melhor o ambiente ácido. Assim, para ter uma menina, a mãe deve adotar uma dieta com alimentos ácidos (condimentos, doces, frutas, etc.). Quem deseja ter um garotão, deve ingerir mais alimentos alcalinos, evitando temperos como limão e vinagre.

menino-ou-menina

Vale lembrar que nenhuma destas dicas é 100% confiável, mas os casais podem adotá-los sem correr risco de prejudicar o futuro bebê. Foto: Reprodução/embarazo

 

Fonte: MedicineNet

 

As mais lidas

Topo