Você tem medo de cobras? Então, não assista a este vídeo!

Todos os anos, durante dois breves períodos de cada ano, dezenas de milhares de serpentes do flanco vermelho (Thamnophis sirtalis infernalis) se reúnem sobre as tocas onde se esconderam durante o inverno. Essa loucura acontece no Narcisse Snakes Dens, uma espécie de reserva natural em Manitoba no Canadá. Este é o lugar onde se pode ver mais serpentes juntas ao mesmo tempo!

Ao final do mês de setembro e durante o inverno, milhares de serpentes se protegem do frio em cavernas subterrâneas formadas de rochas calcárias desgastadas pela água. Logo nos primeiros dias da primavera, quando os dias se tornam mais quentes, todas as serpentes emergem de suas tocas ao mesmo tempo e tudo que elas pensam é em acasalar. Então, se reúnem para realizar um ritual de acasalamento fascinante. As serpentes mantém um frenesi de atividade de acasalamento durante pelo menos três semanas, ao final dos trabalhos, elas migram para uma região pantanosa próxima para passarem o verão. Assim, que o outono chega, as serpentes retornam para as fendas na rocha onde se protegem do frio intenso.

Mas nem tudo é festa, nestas massas de cobras, cada fêmea é cortejada por até cem machos formando uma bola de acasalamento e em alguns casos, elas morrem sufocadas ou estressadas pelas contínuas tentativas de copulação dos machos ao mesmo tempo (veja o vídeo). Até 1999 estimava-se que a população de serpentes no parque era de pelo menos 70 mil indivíduos. Neste ano, o inverno foi muito rigoroso e parece ter adiantado algumas semanas e milhares de serpentes não conseguiram chegar nas cavernas antes do gelo cobrir o solo e morreram!

Todos os anos, milhares de turistas visitam o parque nos meses de abril e maio, quando elas estão saindo das tocas para acasalarem em setembro e outubro, quando elas voltam do pântano para as tocas. Essa espécie não é venenosa!

Neste vídeo pelo menos uma dezena de machos perseguindo uma fêmea e você poderá ver milhares de cobras formando a famosa “massa do acasalamento”.

cobras

Sem-Título-1

Fonte: Snakes of narcisse – Manitoba