Pesquisadores australianos desenvolveram um preservativo capaz de destruir o vírus HIV

A notícia é ótima! Novos preservativos podem conter, a partir dos próximos anos, um composto antiviral, chamado de VivaGel, capaz de eliminar 99,9% de vírus HIV, da herpes e outros sexualmente transmissíveis. O gel foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia chamada Starpharma e agora, está sendo incorporado em preservativos da Ansell, segunda maior fabricante de preservativos do mundo.

Estes preservativos com o VivaGel incorporado, já receberam o certificado de conformidade para produtos terapêuticos da Austrália. Isso quer dizer que esta novidade poderá estar à venda para os australianos muito mais cedo do que se imagina. Apesar de os pesquisadores admitirem que nenhum preservativo é 100% eficaz na prevenção de gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis, estes preservativos se comprometem a reduzir o número partículas virais em uma pessoa que poderia estar exposta ao vírus, isto, obviamente, reduz a chance de contaminação.

condonesgetty03
Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução/vidayestilo

Apesar de pouco se falar ultimamente, os casos de Aids vem tendo uma surpreendente alta nos últimos 20 anos, mesmo com as fortes campanhas do uso de preservativos e cuidado com os objetos cortantes compartilhados. Isso tem alertados todo o mundo e muitas pesquisas como esta vem sendo desenvolvidas aos quatro cantos. O Japão também irá incorporar o VivaGel nos preservativos fabricados pela fabricante Okamoto. O preservativo antiviral também ajudará no tratamento de Vaginose Bacteriana, uma infecção comum causada por um desequilíbrio da microflora bacteriana vaginal normal. O gel também está passando por testes com mulheres portadoras de vaginose bacteriana, nos EUA.

condoms-hiv
O preservativo com gel antiviral deve estar no mercado em breve! Foto: Reprodução/flickrpeachy92

Fonte: sciencealert