Curiosidades

O que pode indicar plaquetas baixas no exame de sangue?

O que pode indicar plaquetas baixas no exame de sangue?
Esse texto foi informativo para você?
“Meu filho está com plaquetas baixas mas não é dengue. Que doença pode ser?” (Islene Marques)

 Em absolutamente TODOS os casos em que o médico pede um exame, ele é quem deve interpretar os resultados. Aqui só esclarecemos o básico e isso não substitui uma consulta médica em hipótese alguma.

Islene, as plaquetas (ou trombócitos) são fragmentos celulares que, assim como todas as células sanguíneas, são produzidas na nossa medula óssea. São elementos importantíssimos que auxiliam na coagulação.  São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e então liberam serotonina no local. Com isso, vasos sanguíneos se retraem (vasoconstrição), e assim diminui a perda de sangue.


Cada gota de sangue contém de 150.000 a 400.000 plaquetas, aproximadamente. Quando uma pessoa está com baixa de plaquetas (abaixo de 150.000), dissemos que ela tem Trombocitopenia ou plaquetopenia.

O que mais nos leva a desconfiar quando o exame mostra uma trombocitopenia, é dengue. Isso porque, na presença do vírus da dengue nosso sistema imunológico acaba destruindo nossas plaquetas enquanto tenta atacar o vírus. No entanto, nossa medula óssea também poderá diminuir a produção de plaquetas em casos de:

Anemia aplástica: quando ocorre uma aplasia da medula, ou seja, quando a medula diminui a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Câncer na medula óssea: Como a leucemia, que provocar um conjunto de neoplasia das células do sangue.

Cirrose: Onde o baço “sequestra” cerca de 90% da massa plaquetária circulante.

Deficiência de folato: A falta de ácido fólico leva a uma desaceleração na produção de proliferação das células do sangue, inclusive das plaquetas.

Mielodisplasia: Quando ocorre mutações nas células tronco da medula óssea.

Quimioterapia: As drogas quimioterápicas também podem causar uma baixa produção de plaquetas.

lev(1)(608x403)

As plaquetas (ou trombócitos) são fragmentos celulares que, assim como todas as células sanguíneas, são produzidas na nossa medula óssea. São elementos importantíssimos que auxiliam na coagulação. São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Foto: Reprodução/wallpaperseries

 Fontes: infoescolaminhavida e wikipedia


Novidades

Topo