Na Sibéria, banhistas foram surpreendidos por tempestade de granizos do tamanho de bolas de golf [com vídeo]

Em um sábado quente com temperaturas anormais, chegando a 37 º C, os banhistas siberianos foram surpreendidos por uma repentina tempestade de granizos gigantes. A praia de Novosibirsk, se localiza às margens do Rio Ob, quinto maior rio do mundo, onde centenas de pessoas passam os poucos dias quentes do verão se divertindo na água e na areia.

Já era final da tarde quando o tempo fechou rapidamente e ventos muito fortes carregavam tudo na praia. Não tinha para onde correr. As grandes pedras de gelo caíam do céu funcionando como um bombardeio maciço e atingindo os banhistas que apavorados procuravam se proteger. Crianças, idosos, adultos ninguém escapou. Os guarda sóis e outros objetos dos banhistas ficaram completamente destruídos. “Será o fim do mundo?”; “Se morrermos quero dizer que te amo”, “Estão nos atacando com metralhadoras!” Centenas de pessoas gritavam sem entender de onde estariam saindo aquelas pedras de gelo anormalmente grandes. Após o acontecimento, várias pessoas foram hospitalizadas com hematomas dolorosos.

O granizo se forma quando nuvens pesadas se formam com a união de temperaturas elevadas e um alto índice de umidade relativa do ar. No interior dessas nuvens, ocorrem intensas correntes de ar, ascendentes e descendentes, onde a temperatura fica abaixo de -80°C. O vapor d’água da atmosfera é empurrado para as regiões mais altas das nuvens, onde a temperatura é bem menor, e se congela. Congelado, o vapor adquire um peso maior que a gravidade, que a nuvem não consegue suportar, precipitando em forma de gelo e caindo do céu [terra.com.br]. Os granizos medem normalmente entre 5 e 200 mm de diâmetro. Mas existem registros de granizos pesando 0,5 kg e os meteorologistas consideram as pedras maiores que 2 cm, são grandes o suficiente para causarem danos severos.

granizo02
Em um sábado quente com temperaturas anormais, chegando a 37 º C, os banhistas siberianos foram surpreendidos por uma repentina tempestade de granizos gigantes.
granizo01
A praia de Novosibirsk, se localiza às margens do Rio Ob, quinto maior rio do mundo, onde centenas de pessoas passam os poucos dias quentes do verão se divertindo na água e na areia.

Fonte: Dailymail