Anomalias e doenças

Cirurgiões indianos removem 232 dentes da boca de um adolescente



Geralmente, quando sentimos dores na região dos dentes molares na juventude, os dentistas logo desconfiam logo que o dente siso está pressionando para nascer. Mas o indiano Ashik Gavai de 17 anos tinha muito mais que um simples dente siso na boca. Ele teve mais de 200 dentes extraídos de sua boca, batendo um recorde de número de extrações que antes, possivelmente, era de 37 dentes.

Durante um ano e meio Ashik reclamou de dores e inchaço na sua mandíbula inferior direita. Os médicos em sua aldeia não conseguiram descobrir o problema e os medicamentos não faziam efeito. Ele, então foi encaminhado para um hospital em Mimbai. O médico que o atendeu percebeu um crescimento anormal na região dolorida e resolveu leva-lo imediatamente para a cirurgia, supondo que poderia ser um tumor. Ao cortar a gengiva, o cirurgião ficou surpreso ao se deparar com dezenas de minúsculos dentes em diversos tamanhos.


O problema foi diagnosticado como “Odontoma Composto Complexo” que acontece quando a dentina e o esmalte do dente crescem anormalmente resultando em um grande número de estruturas semelhantes a dentes. Nos odontomas complexos, os tecidos dentais são desordenados e não remetem à forma de dentes. É uma condição não muito rara e os “dentes” são tidos como tumores benignos. A raridade deste caso se deu pela quantidade de odontomas desenvolvidos na boca do jovem. A cirurgia durou cerca de sete horas e ao todo foram extraídos 232 estruturas. O dente afetado pela doença também não teve salvação.

Agora Ashik está com 28 dentes na boca, o normal para um adolescente da sua idade. Apesar de os médicos tratarem este caso como um recorde mundial em número de extrações dentárias, eles afirmam que ainda é preciso fazer uma busca na literatura médica para confirmar.

teeth-removal

Após a cirurgia os dentes foram expostos para contagem. Foto: Reprodução/BBC

_76474806_5c894704-732b-46a7-b8f9-84ce95676001

O adolescente suportou sete horas de cirurgia até que todos os dentes fossem removidos. Foto: Reprodução/BBC

_76480697_newpic

A equipe que participou da cirurgia estava animada por estar envolvida em um caso tão inusitado. Foto: Reprodução/BBC

330v54n03-90231932fig5

Outro caso de cururgia para retirada de um odontoma composto, em Portugal. Foto: Reprodução/elsevier

 

Fonte: BBC & IFLS

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.