Mas o que é isso? Geoduck, um dos maiores moluscos bivalves do mundo, pode medir 1 metro e pesar 7 kg

É um gigante mesmo! O geoduck (Panopea generosa) é uma espécie de molusco bivalve marinho nativo da Costa Oeste da América. As medidas desta amêijoa, nome dado a vários moluscos bivalves da ordem Veneroida, podem assustar bastante! Este bicho, normalmente pesa em torno de 1 ou 2 kg, mas há registros de exemplares pesando quase 7 kg. A valva, estrutura que forma a concha, pode chegar a 1,2 metros. Mas, o impressionante é o tamanho do sifão, órgão responsável pela alimentação, que pode chegar a 1 metro fazendo com que a morfologia do animal se torne bastante bizarra.

Os geoducks são um dos animais que vivem mais tempo. O mais longo registro é de 168 anos, porém, não é comum encontrar indivíduos com mais de um século. Os especialistas acham que o fato de não terem muitos predadores naturais e pela alimentação com filtração, seja o segredo da sua longevidade. Além disso, geralmente se instalam em locais onde podem alcançam suas grandes proporções de açúcares e proteínas produzidas pelas algas que vivem ao seu redor. Por incrível que pareça, um dos maiores predadores naturais são estrelas-do-mar, que atacam o sifão gigante que está quase sempre exposto. No fundo do mar, os geoducks se enterram na areia e somente a ponta do sifão fica para fora, capturando fitoplânctons dispersos. Eles podem passar a vida inteira assim.

Estes animais incríveis, são constantemente pescados para alimentação, por serem, segundo a lenda, animais com propriedades afrodisíacas, devido ao seu aspecto fálico. Felizmente sua pesca é controlada com uma quota anual e tamanho mínimo permitidos. Em algumas regiões fala-se de uma lenda em que estes animais são devoradores de homens, estando sempre esperando os nadadores para engoli-los inteiros. Mas podem ficar tranquilos, pois este animal é incapaz de devorar uma pessoa!

0_c40be_f6be71aa_orig

Eu não vou falar nada!!! O.o Foto: Reprodução/liveinternet

4-Geoduck_from_Canada

Foto: Reprodução/Geoduck.org

28-Harvested_Geoduck_on_Deck

Foto: Reprodução/Geoduck.org

a4c6ff518413

Foto: Reprodução/liveinternet

GEoduck-dig-6-15-11-045

O tamanho do sifão pode realmente ser assustador! Foto: Reprodução/liveinternet

Juvenile-geoducks

Bebês de geoduck! Foto: Washington Sea Grant

P8190930

O estuário de Puget, nos Estados Unidos, existe uma das maiores fazendas de geoducks do mundo, com exportações significativas para o continente Asiático. Foto: Reprodução/ brooksmith

geoduck

Fonte: Geoduck.org