Sua saúde

Atormentada com os compromissos da faculdade, estudante esquece lentes de contato no olho por 180 dias. Amebas “comeram” a córnea

Atormentada com os compromissos da faculdade, estudante esquece lentes de contato no olho por 180 dias. Amebas “comeram” a córnea
5 (100%) 2 votes

Atormentada pelos compromissos da faculdade, a estudante de 23 anos Lian Kao passou em torno de 180 dias (6 meses) sem trocar suas lentes de contato descartáveis dos olhos. Além disso Lian passou todo tempo sem se quer lavar suas lentes.

A lição pela falta de higiene veio quando a moça começou a sentir dores, dificuldade para enxergar muito incômodo e só então decidiu que já passava da hora de trocar aquelas lente. Para surpresa da jovem, ela não conseguiu tira-las e precisou ir ao hospital. Os médicos, já horrorizados com o fato de uma pessoa conseguir ficar metade de um ano sem sequer tirar as lentes dos olhos, ficaram pasmos ao retirar a lente: Os olhos de Lian tinham, literalmente, sido comidos por amebas!


Segundo o oftalmologista, pessoas que usam lentes de contato, precisam passar por uma rigorosa higiene diária, pois são um grupo de risco e podem ficar expostos a doenças oculares irreversíveis. Com a falta da higiene necessária, Lian criou o ambiente ideal para a proliferação das amebas. A falta de oxigênio proporciona a morte das células na superfície do tecido epitelial dos olhos, resultando em pequenas feridas onde micro-organismos podem facilmente se espalhar por todo olho.

Lian foi diagnosticada com ceratite microbiana por Acanthamoeba Keratitis que causa intensa inflamação e ulceração da córnea. A moça não teve sorte, com a retirada da lente infectada e imunda, ela desenvolveu cegueira irreversível. Os médicos divulgaram o caso de Lian, a fim de alertar os usuários de lentes a serem rigorosos com a higiene.

Fonte: DailyMail

Novidades

Topo