Comportamento

Conheça as polêmicas cartilhas de Educação Sexual para crianças de 6 a 12 anos

“Sou professora de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal, logo a idade em que as crianças estão bastante curiosas sobre o sexo. Eu gostaria de saber sobre as cartilhas para Educação Sexual.” (Heloísa Maria)

No caso das cartilhas, existem várias tentativas, aprovadas pelo MEC de educar crianças de 6 a 12 anos sexualmente, exemplificando e explicando sobre o ato sexual, prazer e masturbação. São cartilhas muito ilustradas e tem uma linguagem bastante simplificada de modo que toda criança é capaz de entender.


Acredito que todo este material foi revisto por psicólogos e educadores e procurou apresentar o melhor material possível. Assim, em qualquer tempo, tais cartilhas precisam ser analisadas com atenção, levando-se em conta as realidades das comunidades, nas diferentes regiões. Mas será que isso funciona? Será que faz bem para uma criança de 7 anos conviver com imagens como estas? Ou, o sexo é um ato natural, deve ser aprendido desde cedo com respeito? As crianças tem direito de conhecer sexualmente o corpo antes da adolescência?

Apresento abaixo três cartilhas que já foram aprovadas pelo Ministério da Educação. Qual a sua opinião? (as imagens receberam tarja preta em áreas onde havia conteúdo considerado impróprio pelo Google e pelo Facebook).

cartilha01a

cartilha01

 Coleção “Educação Sexual – Perguntas e respostas“. Fotos: Reprodução/Educação Sexual

cartilha02

cartilha02a

Cartilha Tô Crescendo para crianças de 6 a 9 anos.  A cartilha foi produzida pelo Governo Federal em 1997 através do Ministério da Saúde e logo depois de entregue as Escolas acabou sendo recolhida devido a oposição dos pais ao conteúdo. Acontece que em muitas escolas, as cartilhas acabaram ficando nas bibliotecas. Fotos: Reprodução/Tô Crescendo-Ministério da Saúde

cartilha031

cartilha03a1

‘Mamãe, como eu nasci?’, de Marcos Ribeiro, utiliza uma linguagem básica e com ilustrações que auxiliam o entendimento dos pequenos, explica a diferença entre os corpos masculino e feminino, como acontece a relação sexual, o que é gravidez e até os tipos de parto. Foto: Reprodução/Mamãe, como eu nasci


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo