Técnica eficaz ensina a descobrir quando uma pessoa está mentindo

Como saber se uma pessoa está mentindo? Aprenda descobrir mentira

“É verdade que a pessoa que está mentindo costuma virar os olhos para a esquerda? Esta técnica de descobrir mentira dá certo mesmo?Enfim, como saber se uma pessoa está mentindo? ” ( Dianna Maia)

Dianna, por incrível que pareça, existe um fundo de verdade nesta afirmação. Alguns especialistas garantem que uma mentira pode sim ser desvendada somente pelo olhar da pessoa. Talvez seja por isso que nem todo mentiroso consegue olhar nos olhos do outro enquanto mente. O “método do olhar” já é usado há bastante tempo por policiais na identificação de uma possível mentira. É claro que não é uma ciência exata e um “bom mentiroso” conseguem manipular até mesmo a direção do olhar.

Você pode usar esta técnica quando estiver conversando com alguém e testa-la. O método mostra as várias direções de movimentos dos olhos e explica o que geralmente está acontecendo na mente desta pessoa.

O método diz que quando uma pessoa olha para cima e para esquerda durante uma conversa, ela está construindo uma imagem. Por exemplo, se você disser para uma pessoa “Imagine um sorvete com cobertura de chocolate” ela possivelmente irá fazer este movimento com os olhos, sua mente está “visualmente construindo” um sorvete com cobertura de chocolate. Ao olhar para cima e para a direita a pessoa está visualmente lembrando alguma situação. Se você perguntar “Qual a cor da blusa que você usou ontem?”, ela possivelmente iria movimentar os olhos para cima e para a direita ativando as áreas de memória do cérebro.

Como saber se uma pessoa está mentindo? Aprenda descobrir mentira
Olhar para cima e para a esquerda = inventando. Olhar para cima e para a direita = lembrando. Foto: Reprodução/viewzone

Por outro lado, olhar somente para a esquerda indica que o cérebro está fazendo uma construção auditiva. Por exemplo, se você pergunta a alguém “Imagine o som de um trem em alta velocidade”, para construir este som na mente, a pessoa possivelmente irá olhar para a esquerda. Quando uma pessoa olha para a direita, indica que a memória auditiva está sendo ativada. Se você disser a alguém “Tente lembrar da melodia e letra do Hino Nacional”, olhos desta pessoa irá direcionar para a direita no momento em que ela estiver tentando lembrar do Hino Nacional.

Como saber se uma pessoa está mentindo? Aprenda descobrir mentira
Esquerda = construção auditiva e direita = memória auditiva. Foto: Reprodução/viewzone

Olhando para baixo e para a direita, indica que a pessoa está tentando criar uma impressão sensorial, um movimento, ou um sentimento. Se você disser a alguém “Tente lembrar o sabor do chocolate ao leite”. Esta possivelmente será a direção que a pessoa irá olhar. Quando a pessoa olha para baixo e para a esquerda ela está “falando consigo mesmo”, está tendo um diálogo interno.

Como saber se uma pessoa está mentindo? Aprenda descobrir mentira
Para baixo e para a direita = está tentando criar uma impressão sensorial, um movimento, ou um sentimento. Para baixo e para esquerda = diálogo interno. Foto: Reprodução/viewzone

Como usar tais informações para detectar uma mentira?

Quando a polícia está interrogando um suspeito e pede que descreva alguém em detalhe, o suspeito irá olhar para a esquerda (sua direita) ele está construindo, ou seja, inventando a descrição visual de uma pessoa e está mentindo, inventando alguém.

Se este suspeito olhar para a direita (a sua esquerda) ela estaria recordando um detalhe de sua memória visual, estaria lembrando de alguém. Assim, olhar para a esquerda dela (sua direita, se estiver de frente) ela está mentindo, está criando uma situação/pessoa/objeto… Se esta pessoa olhar para a direita dela (sua esquerda) significa que ela está lembrando de um evento real, ou seja, está falando a verdade!

Quando acessamos a parte frontal do nosso cérebro, estamos localizando nossa capacidade criativa (inventando) e neste momento os olhos se posicionam para a esquerda. Ao acessarmos a parte de trás do cérebro, estamos ativando nossa memória (lembrando de algo real) e os olhos irão para a direita. Mas atenção: esta técnica (esquerda=mentira e direita=verdade) deve ser invertida para pessoa canhotas, nestas pessoas direita=mentira e esquerda=verdade.

Fonte: View Zone