Como o papagaio consegue falar? [vídeo]

“Minha ave preferida é o papagaio para mim é a ave mais incrível do mundo. Fico intrigada para saber como eles conseguem falar tão perfeitamente.” Ana Clara Morais

Concordo com você Ana Clara, os papagaios são uma das aves mais fascinantes do mundo! São aves da família dos psitacídeos, da qual também fazem parte os periquitos, maritacas, cacatuas e araras. Para falar a verdade, eles não sabem falar, mas possuem uma grande capacidade de imitar sons dos mais variados tipos, principalmente a voz humana. Ou seja, eles apenas repetem o que falamos!

Os papagaios apresentam inteligência acima da média entre as aves e sua capacidade intelectual o faz decodificar e memorizar novos sons. Além disso, para “falar” eles contam com um conjunto de caraterísticas e estruturas adaptadas. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem. É o controle da siringe – órgão presente em todos os pássaros, equivalente às cordas vocais humanas – que permite ao papagaio emitir sons articulados que vão além de melodiosos assobios.

papagaio1
Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem.

A capacidade de imitar sons já começa a partir dos 2 meses de idade e durante o primeiro ano de vida, ele assimila melhor o que ouve e por isso, essa é a melhor fase para aprender a imitar os sons. Quando vimos um papagaio que não fala muito, não significa que ele tenha algum problema. Alguns indivíduos, assim como nós, são mais falantes e outros mais introspectivos. O temperamento da ave, condições em que vive é que define se ele será falante ou não!

O falatório dos papagaios vale tanto para as palavras, como para qualquer outro som. Papagaios que convivem com cães, também aprendem a latir. Outros miam, como o gato, e assim por diante. O mais curioso é que justamente por isso o papagaio pode “falar” várias línguas.

Curtam o vídeo, é muita fofura

Fonte: R7-Entretenimento