Animais

Círculo da morte: Formigas-correição perdidas andam em círculos até morrerem de exaustão [vídeo]

As formigas-correição são formigas carnívoras, conhecidas por se organizarem em expedições periódicas de milhares de indivíduos. Elas normalmente, não constroem ninhos, ao invés disso, prendem-se umas às outras, em cavidades (troncos, buracos.. etc) formando uma aglomeração provisória de operárias, que resulta em uma estrutura viva chamada bivaquebivouac, em inglês).

Essas formigas se espalham para todo lado em busca de comida, se existe um buraco ou um obstáculo no caminho elas se juntam formando uma ponte de formigas vivas. Suas presas favoritas são outros insetos (gafanhotos, grilos, baratas, borboletas, etc) ou pequenos vertebrados como sapinhos e se encontram a vítima começam a carnificina. O exército de formigas-correição é implacável e temido, mas elas tem um ponto fraco: podem ficar aprisionadas em um círculo da morte feitos por elas mesmo.


Não tem tudo é perfeito! As formigas são praticamente cegas e toda comunicação e o controle de onde vem e para onde vão são feitos a partir de substâncias químicas chamadas feromônio que indicam o caminho que devem seguir. Assim que uma correição inicia a caça, as primeiras formigas vão deixando uma trilha de feromônio que leva à comida. Depois um grupo de milhares de operárias seguem o caminho perfumado e quando o alimento acaba, elas deixam de mandar os sinais químicos e o cheiro desaparece.

É comum acontecer de algumas formigas ficarem perdidas no processo e quando isso acontece elas farejam com suas antenas a trilha de feromônio que é seguida por todas. Nessa busca, elas podem acabar encontrando o próprio rastro e assim ficar andando em círculos até completa exaustão e morte. Isso acontece com maior frequência em áreas abertas, onde o feromônio dissipa mais rapidamente. E elas ficam ali, rodando, rodando, rodando no círculo da morte e uma vez dentro do círculo nunca mais são capazes de sair e morrem de cansaço.

mill

E elas ficam ali, rodando, rodando, rodando no círculo da morte e uma vez dentro do círculo nunca mais são capazes de sair e morrem de cansaço. Foto: Reprodução/youtube

Ant-2

O círculo da morte!

902

Trilha de formigas-correição!

army

_MG_2144-detal

Ponte de formigas-correição!

 

Fonte: National Geografic


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.