Anomalias e doenças

Síndrome da doença pós-orgásmica: Homens alérgicos ao próprio sêmen

E quando você poderia imaginar em uma doença dessas? Pois é, ela existe. A Síndrome da doença pós-orgásmica (ou POIS, sigla em inglês) é uma condição na qual o homem desenvolve sintomas debilitantes, semelhantes a uma gripe, depois de ter tido um orgasmo.

A descrição da doença, feita oficialmente em 2002, diz que os sintomas aparecem meia hora após o orgasmo e pode durar alguns dias. A pessoa com POIS experimenta sintomas como disfunção cognitiva, desconforto intenso, irritabilidade, fadiga, dor de cabeça em diversas intensidades e sintomas alérgicos como espirros e coceira nos olhos e nos genitais, irritação nasal e dores musculares. Alguns pacientes relatam calafrios.


Infelizmente, como a doença é “nova”, os tratamentos ainda não são conclusivos. A orientação médica é para evitar relações sexuais em momentos e dias que não se possa ficar em repouso após o ato, ou até mesmo evitar que o paciente atinja o orgasmo. Pacientes vem sendo medicados com uma espécie de progesterona (a noretisterona), também usado para tratar sintomas pré-menstruais nas mulheres. Deve-se tomar uma dose deste hormônio antes e depois de ter relações sexuais.

Os especialistas acreditam que esta alergia se desenvolve por causa de uma deficiência na síntese de progesterona. No entanto, o tratamento com este hormônio esteroide não é eficiente em todos os pacientes. Por outro lado, outras pesquisas indicam que os sintomas são produzidos por uma reação autoimune contra alguma substância liberada no organismo durante o orgasmo. Indo um pouco mais longe, há alguns pesquisadores que afirmam que tais fenômenos fazem parte da fisiologia do acasalamento humano e que servem para que o “macho& #8221; não se acostume de ter relações com uma única parceira. Ou seja, ele pega alergia a parceira. O nome disso é “Efeito Coolidge”, um fenômeno visto em espécies de mamíferos em que os machos precisam ter seu interesse sexual renovado por outro parceiro.

sick_man_lying_on_couch_FAN1004057

Fonte: F1000Reseach

 


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo